05 de dezembro de 2025
SAÚDE DIGITAL

Prefeitura lança aplicativo Pira SUS Digital em Piracicaba

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Bia Xavier/JP
O prefeito Helinho Zanatta destacou que o Pira SUS Digital representa um salto de qualidade no atendimento à população de Piracicaba.

A Prefeitura de Piracicaba lançou na manhã desta segunda-feira (15), no Teatro Erotídes de Campos, o aplicativo Pira SUS Digital, uma nova ferramenta gratuita para aproximar os cidadãos dos serviços de saúde do município. Estiveram presentes no evento o prefeito Helinho Zanatta, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, a primeira-dama Valkiria Callovi, além de vereadores e outras autoridades.

VEJA MAIS:

Disponível para download nas lojas Google Play e App Store, o aplicativo oferece funções como agendamento de consultas e exames, acompanhamento de resultados, histórico de atendimentos, carteira de vacinação digital e cartão virtual do paciente. Segundo a administração, o objetivo é trazer mais agilidade, autonomia e transparência ao atendimento.

Durante o lançamento, o prefeito Helinho destacou que a plataforma representa um salto de qualidade para a saúde pública do município. “Além de agendar consultas e exames, o cidadão terá acesso a prontuários, à caderneta de vacinação e a diversos serviços integrados entre USFs, UBSs e UPAs, melhorando o atendimento. Estamos passando de um sistema analógico para o digital em várias secretarias, e a saúde é uma das prioridades”, afirmou o prefeito.

Ele também anunciou novidades que devem ser implementadas em breve. “Temos previsão de 15 dias para iniciar os atendimentos via telemedicina, inicialmente com clínicos gerais e, posteriormente, com especialistas, por meio de convênios, como talvez com o Hospital Albert Einstein. Também será criada uma plataforma de integração das farmácias populares, para ajudar a população a ter acesso aos medicamentos necessários”, acrescentou.

Já o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, ressaltou a importância de os usuários ativarem as notificações do aplicativo. “O contato com a população não será por SMS nem por WhatsApp, será exclusivamente pelas notificações do Pira SUS Digital. O cidadão vai receber alertas para confirmar consultas com antecedência, além de lembretes no dia anterior e no próprio dia do agendamento. Se ele desmarcar, o próximo da fila já é chamado. Estamos fazendo isso para diminuir o número de pessoas que não comparecem às consultas, o que prejudica todo o atendimento”, explicou.

Ele destacou ainda outras funções da ferramenta. “As pessoas também serão convocadas para vacinas e outras ações de saúde. Atestados e receitas poderão ser obtidos no aplicativo e validados por QR Code”, completou.

Para utilizar o Pira SUS Digital, é necessário realizar um cadastro diretamente no aplicativo. Caso haja dificuldades de identificação ou dados desatualizados, o usuário deve procurar a unidade básica de saúde em que é atendido para regularizar as informações. Um tutorial do aplicativo está disponível no Youtube.