05 de dezembro de 2025
ALERTA PARA QUEIMADA

Semana crítica: Defesa Civil liga alerta para queimadas

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Will Baldine/JP
A previsão indica que as temperaturas permanecerão altas, com índices de umidade relativa do ar extremamente baixos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (15), que a semana atual será a mais crítica do período de estiagem, elevando o nível de alerta para emergência de queimadas.

VEJA MAIS:

A previsão indica que as temperaturas permanecerão altas, com índices de umidade relativa do ar extremamente baixos, especialmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado. Diante dessa situação, o órgão mobilizou o Gabinete de Crise para o período de estiagem, uma ação inédita neste ano. O gabinete se reunirá no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.

A iniciativa reúne representantes de diversas entidades estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo. Entre os participantes, estão o Corpo de Bombeiros, a Fundação Florestal, o Comando de Aviação da Polícia Militar, as polícias Rodoviária e Ambiental, além das secretarias estaduais de Agricultura, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e o Departamento de Estradas de Rodagem.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a união de esforços é crucial. "Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem", declarou.

Situação de Piracicaba

Piracicaba atravessa um período prolongado de estiagem, que já se estende por cerca de 80 dias sem chuvas significativas. A ausência de precipitação tem impactado diretamente o nível dos recursos hídricos da região. A vazão do rio Piracicaba, por exemplo, foi registrada em 88 centímetros, valor inferior à média esperada para esta época do ano.

Porém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria deve avançar pelo estado de São Paulo na terça-feira (16), provocando o retorno das chuvas na região de Piracicaba. A expectativa é de que o sistema traga precipitações com volumes mais expressivos, o que pode contribuir para a recuperação gradual da vazão do rio e amenizar os efeitos da estiagem.