05 de dezembro de 2025
APÓS DUAS DÉCADAS

Ex-padre Leandro é preso após acusações de abuso sexual

Por Da redação/Pira1 |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Diocese Araras
Após duas décadas de investigações, o ex-padre Pedro Leandro foi preso nesta quarta-feira.

 Depois de mais de duas décadas de investigações e batalhas judiciais, o ex-padre Pedro Leandro Ricardo, de 56 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (3), na vizinha cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Ele se apresentou ao 2º Distrito Policial após a expedição de um mandado de prisão pela 1ª Vara Criminal de Araras, no último dia 27 de agosto.

VEJA MAIS

 O ex-sacerdote, que já foi reitor da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana, foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo crime de abuso sexual contra um coroinha, ocorrido entre 2005 e 2006, na Paróquia São Francisco de Assis, em Araras.

No processo, também aparecem outros três adolescentes como vítimas de abusos, praticados entre 2002 e 2005.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Pedro Leandro se aproveitava da função religiosa para se aproximar de jovens em situação de vulnerabilidade. As investigações começaram após relatos feitos por familiares dos coroinhas e, em 2019, as acusações foram formalizadas judicialmente.

Inicialmente condenado a 21 anos de prisão, o ex-padre teve a pena reduzida após parte das acusações prescreverem. Em 2022, o Vaticano confirmou sua exclusão definitiva do estado clerical, por decisão do Papa Francisco.

Segundo a defesa, ele se apresentou de forma voluntária e “em colaboração com a Justiça”, mas deve pedir a revisão criminal da sentença. Apesar disso, a prisão foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, encerrando todas as possibilidades de recurso.

Pedro Leandro foi transferido para a cadeia de Santa Bárbara d’Oeste, onde aguardará audiência de custódia.

Além da condenação em Araras, ele ainda responde a outros inquéritos em Americana e Limeira, que tramitam em segredo de Justiça por envolverem denúncias de crimes sexuais.