05 de dezembro de 2025
RECEITA

Risoto de Shimeji

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

O shimeji, inicialmente cultivado em países orientais, hoje é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Como o shitake, é muito consumido na Ásia, principalmente na China, e um velho conhecido da culinária japonesa.
No Brasil é produzido em pequena escala. A demanda ainda é limitada, sendo as colônias orientais aqui estabelecidas como migrantes as maiores consumidoras.

De sabor suave a mais intenso, dependendo da variedade, e textura delicada, é alimento nutritivo, rico em fibras e minerais, e pode ser preparado de diversas formas, como refogado na manteiga e temperado com shoyu, grelhado, assado ou incorporado a pratos com arroz, massas, ovos, peixes e carnes. A cebolinha verde se faz onipresente em qualquer preparo que o tenha como ingrediente.

Há pelo menos cinco tipos de  shimejis conhecidos e  duas variações são popularmente conhecidas no Brasil  como shimeji-preto e shimeji-branco. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. Esta diversidade produz resultados culinários diferentes. O shimeji empregado no prato em destaque é o negro e pode ser encontrado nos bons supermercados e varejões em bandejas de 200 gramas.  O preparo do risoto de shimeji é rápido e seu custo é baixo. Confira.

Usando frigideira, refogue a cebola com a primeira colher de manteiga. Depois, adicione o shimeji, destacado em raminhos e limpos apenas levemente com papel toalha (não lave, isso irá interferir no sabor).  Junte o shoyu. Tampe e cozinhe por sete minutos, sacudindo a frigideira de vez em quando. Reserve. Em outra panela, misture a segunda colher de manteiga com o azeite e refogue o arroz.

Acrescente o vinho e mexa até evaporar. Vá colocando o caldo de legumes aos poucos, até o arroz cozinhar. Ao atingir o ponto, que deve ser al dente, agregue o refogado de shimeji e misture com delicadeza. Junte o parmesão, a manteiga restante, revolva até ficar cremoso. Finalize com a cebolinha picada e sirva em seguida. Uma salada verde acompanha este prato à perfeição.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.