06 de dezembro de 2025
ABSURDO!

Miss Mirim Piracicaba recebe ataques de ódio na internet

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 1 min
Foto: Angatu Fotografia
Após renovar título de Miss Mirim Piracicaba, Alicia Previatti, de apenas 6 anos, foi alvo de ataques nas redes sociais.

Na manhã da última terça-feira (05/08), o Jornal de Piracicaba publicou uma matéria sobre a renovação do mandato de Alicia Previatti como Miss Mirim Piracicaba. Alicia, de apenas 6 anos, participou da competição no dia 27 de julho, ao lado de outras crianças, e foi coroada novamente.

VEJA MAIS:

O que deveria ser uma notícia alegre, celebrando o talento e a dedicação da garotinha, acabou se tornando palco de ataques nas redes sociais. Comentários como “no mínimo tinham 20 meninas mais bonitas do que ela” e acusações infundadas de que o título teria sido comprado foram feitos por internautas. Um dos comentários mais graves, de cunho racista, dizia: “hoje em dia se tiver pele escura e cabelo afro já era, a lacrosfera já bota como vencedora”. A publicação foi posteriormente editada e excluída pelo autor, mas antes disso, ele teria escrito “cabelo chumaço” em vez de “cabelo afro”, agravando ainda mais o teor preconceituoso da mensagem.

Diante da situação, os pais de Alicia e outros apoiadores saíram em sua defesa, repudiando os ataques. Lucimara Previatti, mãe de Alicia, disse que foi a primeira vez que a filha passou por ataques, e que Alicia ainda não entende por ser criança. O Jornal de Piracicaba também se posiciona contra qualquer tipo de discurso de ódio, principalmente quando direcionado a crianças. É importante lembrar que comentários racistas configuram crime.

Todos têm o direito de expressar suas opiniões, mas isso não dá permissão para ofender, atacar ou discriminar outras pessoas. O respeito deve prevalecer — especialmente quando se trata de uma criança.