05 de dezembro de 2025
ANIVERSÁRIO

Aos 125 anos, JP tem o maior alcance de sua história

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 5 min

Com mais de 1 milhão de visualizações por mês no Portal, o Jornal de Piracicaba celebra 125 anos reafirmando sua relevância histórica e digital.

Fundado em 4 de agosto de 1900, o Jornal de Piracicaba completa nesta segunda-feira (4) 125 anos de história. Uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação de qualidade, a valorização da comunidade local e, também, pela consolidação de uma presença digital robusta e em constante crescimento.

Hoje, o JP celebra não só sua longa vida, mas também o melhor momento de audiência de sua história.

"Em 125 anos de existência como jornal escrito nunca tivemos uma quantidade tão grande de leitores e de matéria lidas (e compartilhadas). Há aqui algo mais relevante que não pode ser deixado de lado: a credibilidade. Parece uma palavra antiga, já em desuso. Mas não é. Ao contrário, é justamente a credibilidade que nos diferencia dos demais. É a confiança do leitor (usuário, internauta) que gera a audiência. Não basta disponibilizar a notícia em tempo real, já que quase todos os portais noticiosos o fazem. É necessário que aquilo que foi publicado (hoje dizemos 'postado') tenha uma âncora na verdade. Essa ancoragem é a base de toda a credibilidade. E isso não significa que estamos imunes a erros, mas que es estamos comprometidos com a veracidade da informação", diz Marcelo Batuíra Losso Pedroso, diretor responsável pelo JP.

Na casa do “milhão”

De acordo com dados do Google Analytics, o Portal JP | Sampi registra atualmente uma média de 1,24 milhão de visualizações mensais, número muito acima dos demais portais de Piracicaba e dos maiores jornais da região.

O Diretor de Publicidade e responsável pelo tráfego das mídias digitais do Jornal de Piracicaba, Alex Rodrigues, avalia com otimismo o cenário atual e projeta avanços ainda mais significativos: “Estamos investindo fortemente na ampliação dos nossos canais de distribuição para garantir um crescimento sustentável de usuários. Alcançar a marca do milhão de views não foi obra do acaso — é fruto de estratégia, foco e trabalho contínuo. Aumentar nossa capilaridade e otimizar o tráfego são prioridades. Sabemos exatamente onde queremos chegar, e ainda há um caminho promissor pela frente”, afirma.

Rodrigues destaca que o Portal do JP atingiu recentemente um pico expressivo de audiência, com 1.435.864 visualizações de páginas em um único mês — uma média de 47.862 acessos por dia, ou 1.994 por hora, de forma ininterrupta. No mesmo período, o número de usuários únicos chegou a 457.728, ultrapassando em 4,3% a população estimada de Piracicaba, segundo dados do IBGE (2024).

Ele também faz questão de agradecer ao público que acompanha o JP diariamente: “Essa conquista só é possível graças à confiança e ao engajamento dos nossos leitores, que fazem parte dessa história centenária. A eles, nosso muito obrigado. Seguiremos evoluindo juntos.”

O alcance digital do Jornal de Piracicaba já é 114 vezes maior do que o do jornal impresso. No ranking de audiência online da cidade, o portal é 7 vezes maior que o segundo colocado e 22 vezes maior que o terceiro, de acordo com dados da plataforma Similar Web.

Esses números reforçam um marco importante: o JP nunca foi tão lido quanto agora. O que começou como uma pequena publicação impressa no início do século XX, voltada às notícias locais e políticas, atravessou décadas acompanhando as transformações de Piracicaba — e se transformando junto com ela.

"Hoje, em face a tantas mudanças e incertezas quanto ao futuro, acreditamos que só a confiabilidade depositada pelo leitor servirá de medida para separar o joio do trigo. Somos gratos a cada um dos piracicabanos que depositam em nós essa confiança e, graças a ela, conseguimos crescer, mesmo num cenário de adversidades", conclui Batuíra.

Uma linha do tempo de resistência e transformação

Ao longo de seus 125 anos, o Jornal de Piracicaba cobriu os principais acontecimentos que moldaram a cidade e o país. Esteve presente nas mudanças políticas, no crescimento industrial de Piracicaba, nas lutas por direitos sociais, nas enchentes, nas grandes festas, nas conquistas culturais e esportivas. E, sobretudo, permaneceu como voz ativa da comunidade piracicabana.

Nos anos 1990, passou por uma importante modernização editorial. E ao longo do tempo de existência, o JP se reinventou e se adequou às novas formas de se comunicar.

A partir de 2023, integrou-se ao grupo Sampi, ganhando novo fôlego na era digital e investindo fortemente em novas plataformas, conteúdos audiovisuais e interatividade com os leitores.

Hoje, além das edições impressas, o JP está presente no site, nas redes sociais, em boletins de vídeo e podcast e nas Comunidades do WhatsApp. Tudo isso sem perder sua essência: ser o jornal da cidade, feito para e com os piracicabanos.

Em um cenário em que a imprensa regional enfrenta inúmeros desafios, o Jornal de Piracicaba prova, aos 125 anos, que tradição e inovação não só podem coexistir, como se fortalecem mutuamente. E mostra que estar presente na vida das pessoas, agora também nas telas, é o que garante sua permanência — ontem, hoje e nos anos que virão.

CEO da Rede Sampi fala da importância do JP

“Poucos jornais brasileiros podem se orgulhar de uma trajetória tão longa, sólida e bonita quanto a do Jornal de Piracicaba. O JP atravessou o século XX e adentrou o XXI como testemunha atenta e protagonista de transformações profundas na vida nacional, sem jamais abrir mão do seu compromisso com a verdade, a democracia e o interesse público. São 125 anos de jornalismo responsável, de presença diária na vida de Piracicaba e da região, de defesa permanente da informação como instrumento de cidadania. É uma honra para a Rede Sampi contar com um título dessa envergadura entre os seus afiliados, um dos mais antigos do Brasil em circulação ininterrupta. Em nome de toda a rede Sampi, cumprimento o presidente Marcelo Batuira e todos os profissionais que fazem do JP uma referência indispensável da imprensa brasileira”, disse Corrêa Neves Jr., CEO da Rede Sampi.