14 de dezembro de 2025
LUTO

Professor Mauro Vianna morre, aos 99 anos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min

Morreu na tarde desta sexta-feira (1º), aos 99 anos, o professor Mauro Pereira Vianna. Ele estava internado no hospital da Unimed Piracicaba. Vianna, que foi colunista do Jornal de Piracicaba, teve uma longa trajetória acadêmica e profissional, com destaque para a criação do curso Engenharia Humana — voltado à formação em liderança, administração, comunicação e relações humanas — que se consolidou ao longo de quase seis décadas em Piracicaba e em diversas cidades do estado de São Paulo.

Além de professor universitário, Mauro acumulou formações e atuações em diferentes áreas. Era advogado, economista, contabilista e jornalista. Na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba),  foi reconhecido como professor decano e referência na formação de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Com uma postura voltada ao ensino prático e ao desenvolvimento de habilidades interpessoais, Mauro Vianna decidiu, em determinado momento da carreira, deixar as salas de aula formais para se dedicar integralmente à aplicação de cursos livres, com foco na formação de lideranças e no aprimoramento das relações humanas no ambiente profissional. O curso Engenharia Humana, que idealizou e conduziu por décadas, foi realizado em empresas, associações, universidades e organizações da sociedade civil.

Era viúvo da Sra. Maria Lucia Cabral Pereira Vianna. Deixa os filhos: Maria Lucia Cabral Vianna, Ana Cristina Vianna Fioravante, Tania Vianna Lacreta e Mauro Pereira Vianna Junior (falecido). Deixa 09 netos, 11 bisnetos, familiares e amigos.

O seu sepultamento ocorrerá neste sábado (2), às 16h30, saindo a urna mortuária do Velório Parque da Ressurreição, Sala A, seguindo para a referida necrópole.