Piracicaba celebra 258 anos nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma agenda cultural intensa e diversificada, que se estende por todo o fim de semana.
7º Festival Gastronômico de Piracicaba – Comida de Rua - A 7ª edição do Festival Gastronômico de Piracicaba – Comida na Rua acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto, na praça José Bonifácio, abrin-do as comemorações dos 258 anos da cidade. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Tu-rismo, o evento reúne 31 estabelecimentos, com mais de 60 pratos, incluindo massas, carnes, frutos do mar, culinárias típicas (italiana, asiática, argentina), além de hambúrgueres, pizzas, cervejas artesanais, drinks e so-bremesas.
A programação musical conta com dez bandas. Na sexta-feira (1º/08), se apresentam Rock and Road às 17h, The Fishes às 19h e Rocktrip às 21h. No sábado (2/08), os shows começam com Sou Ela às 11h, seguidos por Lucas & Karina e Banda às 14h, Garage Bomb às 17h e Via Pública às 20h. Já no domingo (3/08), Juca Ferrei-ra e Banda tocam às 11h, Seo Roque às 14h e Os Londrinos encerram a programação às 17h. Bandas de jazz também se apresentarão de forma itinerante nos intervalos.
70º Salão de Belas Artes de Piracicaba - O tradicional Salão de Belas Artes de Piracicaba chega à sua 70ª edição e será aberto oficialmente nesta sexta-feira, 1º de agosto, às 19h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Engenho Central. A mostra, com entrada gratuita, reúne 187 obras selecionadas entre 639 trabalhos inscritos por 175 artistas de diversos estados do Brasil, evidenciando a diversidade e a potência da arte contem-porânea nacional.
Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o salão reafirma seu papel no cenário artístico e cultural do país, com premiações que incluem aquisições de obras pela Prefeitura e pela Câma-ra Municipal, além da entrega de medalhas e menções honrosas. A exposição pode ser visitada até 5 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h, e convida o público a refletir sobre identidade, memória e expressão por meio das artes visuais. A lista completa dos artistas selecionados está disponível no site da Pinacoteca e no Diá-rio Oficial do Município.
Espetáculo da Cia. Metamorfose - Neste domingo, 3 de agosto, às 10h, a área externa do Engenho Central (próximo à Pinacoteca) recebe gratuitamente o espetáculo Quem Pode, Pode!, da Cia Metamorfose de Teatro, com realização da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba. Inspirado na Commedia Dell’Arte e no Teatro de Rua, o espetáculo reúne esquetes curtas e cômicas, adaptadas de contos de Pedro Malasartes — considerado o "Arlecchino caipira", personagem astuto que sempre se dá bem sobre avarentos e sabichões.
A montagem, com direção e textos de Carlos ABC, é uma extensão do repertório iniciado com A Arrombada, e traz os mesmos personagens em novas histórias: O Passari-nho Valioso, O Urubu Adivinho e A Panelinha das Arábias. Leve e ágil, o espetáculo é pensado para o formato de rua, com plateia em pé, oferecendo ao público uma experiência divertida e reflexiva.