19 de dezembro de 2025
ATENÇÃO!

Região sudeste tem 1,6 milhão de tentativas de fraude em 2025

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O número indica um crescimento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior

A região Sudeste registrou 1.637.274 tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2025, o que representa 47,2% de todas as ocorrências no país. O número indica um crescimento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Com esse volume, o Sudeste se manteve como a região mais visada por fraudadores, concentrando quase metade das diligências fraudulentas do país no período.

São Paulo liderou com folga os indicadores regionais e respondeu sozinho por 27,3% do total nacional. A taxa de incidência no estado foi de 6.856 ocorrências a cada milhão de habitantes no período, com uma tentativa registrada a cada 8,2 segundos. Apesar dos números elevados, São Paulo foi a única unidade federativa da região com variação anual abaixo da média nacional, embora ainda significativa (22,5%). Já o Espírito Santo, embora tenha os menores números absolutos da região, registrou uma tentativa de fraude a cada 2 minutos e apresentou a maior variação anual entre os estados do Sudeste, uma alta de 23,6%.

Visão nacional: Tentativas de fraude crescem 22,9% no 1º trimestre 

O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 — um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do país. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.

“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Além da tecnologia, é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, completa.

Bancos e Cartões concentram mais da metade das investidas

A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.