23 de dezembro de 2025
ALERTA!

Estes sinais na boca podem indicar que você está com diabetes

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Profissionais da saúde alertam que a identificação de sinais bucais pode contribuir para o diagnóstico precoce e para o controle da doença

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 16,8 milhões de brasileiros convivem com diabetes. A condição crônica, caracterizada por alterações na produção ou uso da insulina, pode gerar consequências em diversos sistemas do corpo, incluindo a cavidade oral. Profissionais da saúde alertam que a identificação de sinais bucais pode contribuir para o diagnóstico precoce e para o controle da doença.

Efeitos da diabetes na boca 

Em muitos casos, os primeiros sinais da diabetes descompensada podem se manifestar na boca. Entre os sintomas relatados por profissionais da área odontológica estão:

Prevenção e cuidados 

Para evitar o agravamento desses sinais, é recomendado que pessoas com diabetes realizem acompanhamento odontológico regular, mantenham a higiene bucal adequada e controlem os níveis de glicose. A identificação precoce de alterações na boca pode auxiliar na condução do tratamento e na prevenção de complicações.

Outros sinais de alerta 

Além das alterações bucais, o descontrole da glicose pode provocar sintomas como:

Caso esses sinais estejam presentes, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa procure atendimento médico e realize exames laboratoriais.

Complicações musculoesqueléticas 

Entre os efeitos menos conhecidos da diabetes está o comprometimento articular. Uma das condições associadas é a capsulite adesiva, conhecida como "ombro congelado", que pode limitar os movimentos e causar dor. Essa condição está ligada ao impacto da glicose elevada nas articulações e nos nervos periféricos.