A cidade de Águas de São Pedro, na Região Metropolitana de Piracicaba, obteve o maior índice do país no levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta quinta-feira (8). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) analisou dados públicos de 5.550 municípios brasileiros.
O indicador é construído a partir de informações oficiais nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda. O índice varia entre 0 e 1, sendo que valores mais próximos de 1 representam maior nível de desenvolvimento.
Saiba Mais:
Com pontuação de 0,8932, Águas de São Pedro alcançou a primeira posição no ranking. O município faz parte do grupo de 4,6% das cidades brasileiras que registraram nível elevado de desenvolvimento. Esta não é a primeira vez que a cidade lidera a lista; ela já esteve na mesma posição em 2013, 2016, 2018 e 2021.
De acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Águas de São Pedro possui 2.780 habitantes. O município tem a menor área territorial do estado de São Paulo, com 3,612 km², e é o segundo menor do Brasil em extensão.