06 de dezembro de 2025
CALOR E CHUVA

Onda de calor e temporal: Piracicaba tem alertas de clima extremo

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP

A Defesa Civil emitiu alerta para uma onda de calor que se aproxima da região de Piracicaba. O período de altas temperaturas está previsto para começar nesta quarta-feira (12), e é reflexo de uma onda de calor que já atingiu algumas regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e parte do Nordeste. Em Piracicaba, as máximas deve chegar aos 35°C nos próximos dias, com a possibilidade de formação de tempestades, segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O período de calor intenso deve se prolongar até, pelo menos, o dia 18 de fevereiro.

Segundo o Inmet, nesta quarta-feira, a máxima prevista é de 35°C. Na quinta-feira (13), sexta-feira (14) e sábado (15), a previsão indicou máximas de 33°C, enquanto que, no domingo (16), a máxima chega aos 34°C. Segundo o Climatempo, os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piaui terão temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média. “É importante destacar que, para determinar uma onda de calor, são necessários 5 dias consecutivos com temperaturas 5ºC acima da média. Com a nova atualização dos modelos, as áreas em vermelho no mapa terão temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média, abrangendo o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí”, citou.

Já o Cepagri-Unicamp informou que as condições na região de Campinas, da qual Piracicaba faz parte, estão propícias a altas temperaturas e pouca possibilidade de chuva. “Nos próximos dias, 13/02 e 14/02, a atmosfera ainda deve apresentar condições estáveis propícias a altas temperaturas e pouca possibilidade de chuva”, citou em boletim.

O Inmet seguiu com o alerta de risco potencial para chuvas em Piracicaba. O novo aviso segue até às 10h desta quinta-feira (13), e indica risco para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.