Piracicaba possui 488 crianças e adolescentes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que foram encaminhados para centros de reabilitação conveniados à prefeitura.
O município tem se empenhado em fornecer o suporte necessário a essa população, oferecendo atendimentos especializados e programas de inclusão.
Segundo as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Atenção Básica é a principal referência para o atendimento de pessoas com TEA. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para serviços de Atenção Especializada, com foco na reabilitação.
Em 2023, a secretaria firmou um convênio com o CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba), por meio de chamamento público, para a avaliação e acompanhamento multidisciplinar de crianças de 0 a 5 anos com suspeita ou diagnóstico de TEA.
A parceria foi renovada por mais 12 meses em dezembro do ano passado e tem capacidade para até 800 atendimentos mensais. Atualmente, 209 crianças da faixa etária são acompanhadas no ambulatório especializado no CRP.
Outro serviço oferecido aos piracicabanos é o atendimento da Apae Piracicaba (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que oferece atendimento multidisciplinar a pessoas com diagnóstico de TEA a partir dos três anos de idade.
Em janeiro de 2025, a Apae atendeu 40 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos por meio do convênio com a prefeitura. Além desses serviços, o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) acompanha atualmente 239 pessoas, oferecendo suporte psicológico e social a crianças e adolescentes com TEA.
PRIORITÁRIO - No final do ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Alex Madureira (PL) que garante atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em estabelecimentos públicos e privados, marcando um importante avanço para a inclusão social e o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência. Com a aprovação, os estabelecimentos deverão incluir o símbolo mundial de conscientização do TEA nas placas de atendimento prioritário.