Aos 18 anos, a estudante Raíssa Lara se destaca como exemplo de determinação e superação. Aluna da Etec Coronel Febeliano da Costa, ela foi aprovada em quatro renomadas universidades públicas estaduais - Unesp, Unicamp, Esalq/USP e Fatec – nos cursos de Ciências Biológicas e Ciências dos Alimentos. A trajetória dela é uma verdadeira inspiração para todos que acreditam que a chave para o sucesso é a dedicação nos estudos. “Eu optei por permanecer aqui em Piracicaba, na Esalq, e eu quero continuar na área de pesquisa, trabalhar na área e me esforçar bastante para levar a diante”, compartilhou a estudante, que já traça seu caminho para o futuro.
Veja mais:
A conquista de Raíssa se assemelha aos de pelo menos 20 estudantes que também foram aprovados nos mais disputados vestibulares do país e fizeram parte da quarta turma do Cursinho Popular Pré-Vestibular Paulo Freire, que apresentou os nomes em cerimônia na manhã desta sexta-feira (31). O cursinho, uma parceria entre a subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de Piracicaba e o mandato da deputada estadual Professora Bebel (PT), oferece aulas gratuitas ministradas por professores voluntários para estudantes da rede pública de ensino estadual. Nesta turma, cerca de 190 jovens participaram das aulas.
“As aulas foram essenciais para a minha formação, com horários muito acessíveis para realizar as revisões. Os professores nos acolheram de uma forma tão positiva e mostraram que os vestibulares não eram um monstro de sete cabeças, como pensávamos. Além de ensinar conteúdos que, muitas vezes, eram inéditos ou defasados em nossa formação no ensino médio, o cursinho nos ofereceu o suporte necessário para conquistarmos a aprovação no vestibular”, afirmou Raíssa.
Aluna da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Yasmin Aguilera, de 18 anos, está entre os cincos primeiros suplentes para uma vaga no Instituto Federal de São Paulo – Unidade Agrícola, em Barretos (SP), e aguarda ansiosamente uma convocação para o curso de Ciências Biológicas. Ela agradeceu aos professores do cursinho pela oportunidade e a dedicação de cada um em respeitar o ritmo de aprendizagem de cada estudante. “Eles nos deram muito apoio emocional. Estavam lá, lutando pelos nossos sonhos e pelas nossas vagas. Sempre focaram nos estudantes de escola pública e de baixa renda”, disse a estudante que foi aprovada ainda em Química, na mesma instituição, mas no campus em Capivari. “Esse ano vou participar novamente do cursinho, pois quero prestar vestibular para Medicina”, contou.
Para a professora Alessandra Freitas, as aprovações representam um orgulho pelo trabalho realizado. “A gente sabe da capacidade dos alunos do ensino público, mas, como professora, ver as emoções deles é uma grande vitória”, comemorou.
A deputada Professora Bebel comentou que a aprovação dos estudantes mostra o sucesso do cursinho e a certeza de que ela continuará “defendendo uma escola pública de qualidade para os filhos da classe trabalhadora”. “Se tem uma coisa que me move é acreditar que o menos favorecido pode chegar lá. Quero que mais estudantes tenham essa oportunidade. Precisamos fortalecer o cursinho cada vez mais”, comentou a parlamentar.