10 de janeiro de 2025
INVESTIGAÇÃO

Pista pequena pode ter contribuído para acidente em Ubatuba

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Francisco Trevisan
Acidente aéreo em Ubatuba

O consultor aeroviário Netho Alves analisou as circunstâncias do acidente envolvendo um Cessna Citation, em Ubatuba, nesta quinta-feira (9), e apontou a limitação da pista como um possível fator contribuinte. Segundo Alves, a documentação do aeródromo indica que a pista possui 940 metros de extensão, mas 380 metros estavam interditados, restando menos de 600 metros utilizáveis. “Esse modelo de aeronave necessita, em média, de 1.300 a 1.400 metros para pousos seguros, dependendo de condições como peso e combustível”, explicou em entrevista à TV Record.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Apesar de relatos sugerindo que as condições climáticas não foram determinantes, Alves destacou que a limitação da pista pode ter surpreendido o piloto, que aparentemente tentou arremeter antes de colidir com um obstáculo. Após o impacto, a aeronave atravessou ruas próximas ao aeródromo e caiu no mar.

“Acidentes desse tipo raramente têm uma única causa”, disse Alves, reforçando a importância da investigação conduzida pelo SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Ele afirmou que o processo deve analisar variáveis como falhas técnicas, decisões do piloto e a adequação da pista.

Sobre o modelo da aeronave, Alves destacou que o Cessna Citation é reconhecido globalmente por sua segurança e eficiência, sendo amplamente utilizado em operações executivas. “É uma aeronave extremamente segura e econômica”, observou.

Embora ainda não haja confirmação sobre a presença de uma caixa-preta, Alves acredita que o dispositivo poderia fornecer dados cruciais para a apuração. Ele ressaltou que o relatório final do SERIPA será indispensável para entender os fatores que levaram ao acidente. “É prematuro especular. Só a análise detalhada trará respostas concretas”, concluiu.

Netho é especialista em segurança de voo e Direito Aeronáutico do Trabalho. Ele ministra aulas de formação e aperfeiçoamento para pilotos e comissários desde 2005.