As chuvas intensas de dezembro e início de janeiro escancararam problemas no asfalto e o crescimento desordenado da vegetação em Campinas, levando a Prefeitura a iniciar um mutirão de manutenção no Centro e no Centro expandido. A operação, iniciada na segunda-feira (7), inclui tapa-buracos, limpeza, e pintura de guias e sarjetas, com previsão de término na sexta-feira (10).
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, três equipes estão utilizando cerca de 30 toneladas de massa asfáltica quente por dia para recuperar as vias mais danificadas. “Esta ação visa minimizar os impactos das chuvas e melhorar as condições do Centro, mas os problemas que se acumulam mostram a necessidade de planejamento contínuo e não apenas ações emergenciais,” destacou.
Cerca de 250 reeducandos estão mobilizados para retirar vegetação acumulada em sarjetas e realizar a pintura de guias. No total, 800 reeducandos atuam em limpeza e manutenção da cidade por meio de um convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
Apesar dos esforços, moradores relatam insatisfação com a quantidade de buracos em diversas regiões e o crescimento da vegetação em praças e canteiros. Além de prejudicar a estética urbana, os problemas dificultam o trânsito de pedestres e a mobilidade em geral.
A ação faz parte de um plano de manutenção rotineira que conta com 12 equipes espalhadas pela cidade. Ainda assim, a população espera por soluções mais duradouras que possam evitar problemas recorrentes durante o período de chuvas intensas.