O Eddie Aikau Invitational, lendária competição de surfe de ondas gigantes, foi realizada no último domingo, no Havaí, e o campeão foi um surfista que também é músico, com quase 600.000 ouvintes mensais no Spotify.
A competição, conhecida como "o maior espetáculo de surfe do mundo", tem 40 anos de história, mas essa foi apenas a 11ª edição. Ela é realizada na Waimea Bay, na ilha de Oahu, no Havaí, e acontece apenas quando as condições do mar são ideias e específicas -ondas entre 30 e 40 pés (aproximadamente 9 a 12 metros).
Apenas surfistas convidados podem participar do Big Wave Eddie Aikau Invitational. A lista final contou com os 74 surfistas e alternates (reservas). O Brasil teve representantes: Lucas Chianca, o Lucas Chumbo esteve na ala principal, enquanto na lista de alternates femininas estiveram Anne dos Santos e Andrea Moller.
Kelly Slater, um dos nomes mais famosos da modalidade, marcou presença na lista final. Ele foi o campeão em 2002. O havaiano John John Florence foi outro a participar. Tricampeão mundial (2016, 2017 e 2024), é considerado um grandes nomes da nova geração do surfe mundial, e um dos rivais do brasileiro Gabriel Medina.
O havaiano Landon Mcnamara se sagrou o campeão do Eddie Aikau Invitational de 2024 e defendeu um legado familiar. Ele é sobrinho do big rider Garrett McNamara e filho do também conhecido local Liam McNamara.
Landon também é músico e tem hits de reggae e suas vertentes. Ele já lançou alguns, como "A dollar short & a minute late", de 2016, que fez grande sucesso. Uma das músicas mais recentes é "Blue Skies and Red Eyes" -o vídeo publicado há três meses no YouTube tem mais de 72 mil visualizações. No Spotify, Landon tem 592,356 ouvintes mensais.
Na classificação final do Eddie Aikau Invitational, o havaiano ficou à frente de nomes como Mason Ho, integrante da famosa família de surfistas, Billy Kemper e Jamie O'Brien.
O surfista Mark Healy, logo pela manhã, desistiu de continuar na competição após cair de uma onda e romper o tímpano. Foi substituído por Grant "Twiggy" Baker.
O histórico de acidentes do Big Wave Eddie Aikau Invitational tem alguns casos graves e até uma morte. Em 2000, o surfista havaiano Mark Foo morreu após sofrer um acidente durante a competição. No ano anterior, o brasileiro Eraldo "Pato" Teixeira sofreu uma lesão cerebral. Mais recentemente, em 2016, o brasileiro Pedro Calado sofreu uma lesão grave no joelho.
O nome do torneio é em homenagem ao havaiano Eddie Aikau, um dos primeiros surfistas de ondas gigantes e o primeiro salva-vidas do North Shore. É considerado uma lenda no esporte.
Eddie morreu em março de 1978, aos 31 anos, em um acidente no mar. Ele e mais 27 tripulantes faziam a segunda travessia do Havaii ao Taiti quando a canoa em que estava virou. Ele pegou uma prancha e remou em busca de ajuda, mas nunca mais foi encontrado -a tripulação foi resgatada com todos vivos.