25 de dezembro de 2024
VÁRZEA PAULISTA

Abrigo emergencial para desalojados pelas chuvas foi montado

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Além da estrutura do abrigo, a Prefeitura está garantindo a entrega de alimentos, roupas e kits de higiene para as famílias

A Prefeitura de Várzea Paulista, diante das fortes chuvas que atingiram a cidade, realizou a instalação de um abrigo emergencial para acolher as famílias desalojadas. Localizado na EMEB Luzia Francisca, no bairro Ivoturucaia, foi escolhido estrategicamente por estar próximo das áreas afetadas de Várzea e Jundiaí, permitindo que as famílias permaneçam no mesmo âmbito social em que vivem.

Desde o início do desastre, o prefeito de Várzea Paulista mobilizou esforços para garantir assistência às famílias atingidas. Em contato direto com o Governo do Estado, foi solicitada ajuda humanitária e o envio de equipes da Defesa Civil estadual, que prontamente reforçaram as ações locais.

O gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, também está à frente das operações, coordenando reuniões estratégicas com as equipes de crise da Prefeitura desde o início do desastre, alinhando ações emergenciais e assegurando que todas as famílias afetadas recebam o suporte necessário.

Montagem do abrigo e acolhimento

A montagem do abrigo emergencial conta ainda com o apoio de servidores públicos de várias unidades da Prefeitura, que estão unidos para organizar o espaço. “Estamos trabalhando para oferecer o acolhimento necessário às famílias neste momento tão difícil. Nossa prioridade é garantir segurança, dignidade e suporte para que possam superar esta situação o mais rápido possível”, destacou o prefeito.

Além da estrutura do abrigo, a Prefeitura está garantindo a entrega de alimentos, roupas e kits de higiene para as famílias, por meio da atuação conjunta das equipes do Desenvolvimento Social e Defesa Civil. A maior parte das pessoas desalojadas está temporariamente em casas de parentes e amigos, mas o abrigo estará à disposição para aqueles que necessitarem.

A parceria com a Prefeitura de Jundiaí também foi essencial para viabilizar a utilização da escola, que fica em uma localização estratégica. “Agradecemos ao Governo do Estado, à Prefeitura de Jundiaí e aos servidores públicos que estão trabalhando incansavelmente para enfrentar este momento tão desafiador”, finalizou o prefeito.

Doações

A Prefeitura também está aceitando doações para apoiar as famílias afetadas pelas chuvas. Itens como roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, devem ser deixados na sede da Guarda Civil Minicipal, localizado na Rua Jaborandi, n160, Vila Tupi, todos os dias das 08 às 18 horas.

A Prefeitura de Várzea Paulista segue monitorando as áreas de risco, prestando assistência às famílias e implementando medidas preventivas para evitar novas tragédias.