O prefeito Luciano Almeida oficializou a entrega das últimas obras de pavimentação em concreto realizadas na cidade, sendo as avenidas 1º de Agosto, Limeira, Cristóvão Colombo, Rio Claro e Pádua Dias, além da estrada Prof. Messias José Baptista, os antigos anéis viários Comendador Leopoldo Dedini e da rodovia SPA 155/308 e a rotatória de acesso à rodovia Samuel de Castro Neves. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta terça (17), na rotatória da avenida Pádua Dias.
“Este é um dia de muita satisfação, por estarmos encerrando e entregando essa etapa do projeto de pavimentação em Piracicaba. Serão cerca de 300 quilômetros de novo pavimento, sendo 50 de concreto. Um projeto desafiante para recuperar boa parte das principais ruas e avenidas, que estão há 16 anos sem revitalização. E falando especialmente do concreto, são obras que vão durar pelo menos 20 anos. É um legado que vai permanecer”, afirmou Luciano Almeida.
Participaram também Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes (Semuttran); Marcio Marino, secretário de Obras e Zeladoria (Semozel); Euclides Libardi, secretário de Desenvolvimento Econômico (Semdettur); e Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran.
Jane destacou ainda que o uso do concreto em Piracicaba tem se tornado referência em todo país. “Momento muito importante e muito gratificante, porque nós iniciamos esse projeto pensando em colocar Piracicaba como uma cidade de país de primeiro mundo. E hoje, orgulhosamente, conseguimos posicionar Piracicaba como uma referência no Brasil, sendo uma das seletas cidades que conseguiu ter o PUC em suas principais avenidas”, disse.
O PUC (Pavimento Urbano em Concreto) tem alta durabilidade, além da garantia de, no mínimo, 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, tornando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica, eficiente e segura.
Além da maior durabilidade, o pavimento em concreto diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de necessitar menor interferência de manutenção preventiva e corretiva.
A escolha das vias se deu, principalmente, pelo fato de que ficam em pontos estratégicos da cidade onde há intenso tráfego de veículos pesados (caminhões), o que causava deformações recorrentes no asfalto. Como o concreto tem uma durabilidade maior e requer pouca manutenção, é a opção mais vantajosa para o município.
“Piracicaba ganha muito, tanto na parte de manutenção quanto de durabilidade”, completou Sotto.
AS OBRAS – Os serviços de aplicação do PUC na cidade tiveram início em dezembro de 2023, após longo processo licitatório. As obras contaram com melhorias na rede de drenagem em alguns pontos, incluindo demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo. Também foram feitas terraplenagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) até a concretagem.
“De forma geral, buscamos aplicar o concreto nas principais entradas da cidade e onde há alto movimento de veículos pesados. Esse é o caminho de uma cidade do futuro, um projeto inédito que ficará por muitos anos”, acrescentou Luciano Almeida.
Confira as vias atendidas: