18 de dezembro de 2024
ÔNIBUS

Sousas discute nova licitação e pede terminal fechado no Distrito

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Representantes da comunidade apresentaram sugestões, incluindo melhorias nas linhas alimentadoras e ampliação do atendimento entre as 16 linhas que operam 24h

A modernização e a melhoria da qualidade do transporte coletivo foram os principais temas da sétima audiência pública sobre a nova licitação do sistema de transporte em Campinas, realizada na noite de segunda-feira (16), no distrito de Sousas. O encontro, promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Sant’Ana e contou com a participação de 45 pessoas, além da transmissão online pelas redes sociais da Emdec.

Durante a audiência, foram apresentadas propostas para a nova concessão do transporte, como a incorporação de 60 ônibus elétricos até o sexto ano da licitação, a modernização da frota com veículos equipados com ar-condicionado, wi-fi e novas tecnologias de pagamento, além de melhorias no sistema de operação e segurança. Também está prevista a inclusão do PAI-Serviço no novo modelo e a adoção de um Sistema de Arrecadação e Remuneração com participação direta da Emdec.

De acordo com o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, o objetivo é tornar o transporte mais eficiente e de maior qualidade. “Teremos ônibus mais novos, com tecnologias que facilitam a vida dos usuários e garantem conforto, segurança e previsibilidade no serviço”, afirmou.

A participação popular foi um ponto de destaque no encontro. Representantes da comunidade apresentaram sugestões, incluindo melhorias nas linhas alimentadoras, ampliação do atendimento entre as 16 linhas que operam 24 horas e a possibilidade de um terminal fechado em Sousas.

Além de Riverete, participaram da mesa a presidente em exercício da Emdec, Giselle Normanha Biagi de Godoi, o gerente de Planejamento da Emdec, Pedro Meloni, e o diretor da Secretaria de Transportes (Setransp), Rafael Bonardo. Também estiveram presentes o vereador eleito Vinícius de Oliveira (Vini), motoristas, representantes do transporte fretado e escolar e líderes comunitários.

Próximas audiências

O debate sobre a nova concessão continua com outras quatro audiências até o dia 20 de dezembro. A próxima será na região do Vida Nova, nesta terça-feira (17), a partir das 18h30. Até agora, mais de 350 pessoas participaram das discussões realizadas em diferentes regiões da cidade.

As audiências públicas visam garantir a participação da sociedade no processo de modernização do transporte coletivo, que envolve técnicos da Emdec, secretarias municipais e apoio de entidades como a FIPE e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).