18 de dezembro de 2024
RASO

Após sequência de cheias, Rio Piracicaba começa a secar de novo

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Will Baldine/JP
Segundo boletim do PCJ, vazão do rio está abaixo da média para a época

O Rio Piracicaba registra vazão abaixo da média para dezembro na primeira quinzena do mês; De acordo com dados da Sala de Situação do PCJ, que monitora as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o manancial registra uma vazão 60% menor para a época do ano. Até a última segunda-feira (16), a região da Rua do Porto, onde acontece a medição do nível do rio, registrou apenas 28% da chuva acumulada para o mês, que é de 160,11 milímetros.

Saiba mais

Ainda segundo o boletim diário do PCJ, o fluxo do rio estava em 48,7 mil litros por segundo às 7h da manhã, 60,3% abaixo da vazão média de dezembro, que é de 122,9 mil litros por segundo. O dado representa ainda uma queda de 18% em relação ao mesmo dia do ano anterior, quando o rio registrava 59,6 mil litros por segundo.

Nos primeiros 15 dias de dezembro de 2024, a vazão média foi de 92 mil litros por segundo, evidenciando uma redução contínua em comparação aos índices históricos. Além disso, o nível do rio também está aquém da profundidade média esperada para o mês, que é de 2 metros. Nesta segunda-feira, o Rio Piracicaba marcou 1,42 metro.