A praça José Bonifácio recebe nesta terça, dia 17/12, às 19h, o evento Cine na Praça, uma sessão gratuita com dois filmes piracicabanos: O filme Piracicaba e o documentário Piracicaba Nunca Esqueceu. A entrada é gratuita e o local receberá 70 cadeiras para acomodar o público.
Piracicaba Nunca Esqueceu é um documentário que explora a rica história das salas de cinema de Piracicaba. O filme foi motivado pela necessidade de preservar a memória cultural e resgatar as histórias associadas aos cinemas de rua. Por meio de entrevistas com antigos frequentadores e o dono de muitas salas, Francisco Andia, o documentário revela a importância desses espaços para a cidade e como eles moldaram a experiência cultural de várias gerações. Além de resgatar as memórias coletivas, o projeto também busca refletir sobre a preservação audiovisual e o impacto das mudanças urbanas no patrimônio cultural.
O poio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultura) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), e com projeção do Cine16.
O documentário é uma viagem emocional e histórica que convida o público a revisitar o passado e reconhecer o papel essencial dos cinemas de rua na construção da identidade cultural de Piracicaba.
PIRACICABA, O FILME – Esta será a terceira exibição pública oficial de Piracicaba. Filme que é considerado o primeiro longa-metragem produzido em terras piracicabanas, rodado no ano de 1922. É um filme de 120 minutos, em película 35mm nitrato, que mostra lugares da cidade e as pessoas da época. A obra enfim foi resgatada pela produtora local Urgência Filmes, que fez um trabalho de restauro e digitalização em 4K
O projeto que restauração do filme, nomeado Piracicaba 1922, é da Urgência Filmes e foi realizado com recursos da Lei Paul Gustavo Estadual, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O filme Piracicaba mostra lugares da cidade que ainda existem, como a Estação da Paulista, o Matadouro Municipal, o Engenho Central, a Esalq, entre outros espaços públicos e privados. “E também lugares e estruturas que já não existem mais como o antigo Mirante, o antigo Mercado Municipal, as linhas de bonde e a Rua do Porto, além do Rio Piracicaba com banhistas, pescadores e lavadeiras”, destaca Thiago Altafini, o diretor-geral da película.
SERVIÇO – Cine na Praça, com os filmes Piracicaba e Piracicaba Nunca Esqueceu. Nesta terça, 17/12, às 19h. Praça José Bonifácio, sem número, Centro. Evento gratuito. Informações: 3403-2600.