A Corrida Internacional de São Silvestre se aproxima e, com é de praxe, muitos piracicabanos irão representar a Noiva da Colina nesta tradicional prova que fecha o calendário esportivo no Brasil, no próximo dia 31, a partir das 7h25. Para essa edição, somente a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) vai patrocinar a ida de 44 atletas – isso sem contar os muitos outros que irão por conta própria.
A Selam irá levar os competidores na manhã do dia 28, por volta das 5h30, quando os atletas têm o compromisso de retirar os kits obrigatórios para a prova – composta por camiseta, número, chip, entre outros, no Ibirapuera, em São Paulo. Já no dia 31, a delegação sairá ainda mais cedo, às 3h30, para levar os competidores à avenida Paulista.
“Este ano, estou muito feliz porque conseguimos com a Selam um ônibus para levar 44 atletas para representar Piracicaba. Sempre conseguimos o micro-ônibus com 27 lugares, mas muita gente ficava de fora. Neste ano, foi diferente e mais atletas poderão participar”, disse a atleta Aparecida dos Santos, 50, uma das líderes do grupo de corredores.
VEJA TAMBÉM
Com 16 atletas, basquete sobre rodas busca novos talentos
Piloto piracicabano pode se tornar campeão de kart
XV estreia na competição no dia 4 de janeiro, contra o Vasco
Patrícia vai para a sua sexta São Silvestre e está em fase final de preparação para fazer bonito na capital dos paulistas. “Apesar da correria de fim de ano, estou focando em percurso que tenha mais subidas para pegar a tão temida Brigadeiro - referindo-se à subida da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, já na parte final da prova.
O percurso total da Corrida Internacional de São Silvestre é de 15 km. A largada acontece na Avenida Paulista, próximo ao número 2084, pela manhã, e a chegada ocorre em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.
HISTÓRIA
A quase centenária Corrida de São Silvestre segue quebrando barreiras. O evento idealizado pelo jornalista Cásper Líbero em 1925 foi ganhando cada vez mais força com o passar dos anos, até se tornar o principal evento do gênero no país e na América Latina. Desde então, só foi interrompida em 2020, devido à pandemia Covid-19.
A Prova chega aos seus 100 anos de história em 2024 e vai completar a sua 100ª edição em 2025. São dois anos para celebrar o esperado centenário de uma competição marcada por inovações, famosa também por reunir atletas amadores e profissionais em um espaço esportivo.
Seu prestígio e importância para os corredores ficam evidentes com a grande procura que ela provoca a cada edição, tornando-se uma meta para os corredores de todos os estados do Brasil e também do exterior no fechamento do ano esportivo.