Propriedades rurais de Piracicaba receberão recursos para substituição do sistema de saneamento rural. Os valores vão beneficiar propriedades nas microbacias do Ribeirão dos Marins e do Ribeirão Congonha. Os recursos, provenientes da cobrança pelo uso da água, somam R$ 206 mil, de acordo com a Agência PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Os contratos foram assinados na 32ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, realizada no dia 10 de dezembro. No total, foram assinados nove contratos que chegam, no total, a R$ 25 milhões.
Os contratos assinados são das áreas de saneamento e de proteção de mananciais, viabilizados após deliberação dos Comitês PCJ e processos seletivos realizados pela Agência das Bacias PCJ. Além de Piracicaba, outros sete municípios estão sendo beneficiados: Bom Jesus dos Perdões, Camanducaia (MG), Charqueada, Cordeirópolis, Indaiatuba, Jaguariúna e Vinhedo.
Na abertura da plenária, o atual presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, fez um balanço dos seus dois mandatos, entre 2021 e 2024 e foi homenageado pelos colegiados.
“Foi um trabalho bacana, com muitos bons resultados, esperamos que a partir de agora a gente consiga cada vez mais consolidar o que são os Comitês PCJ e sua tamanha importância. A gente precisa que os Comitês continuem sendo referência a nível nacional, e que possamos, a partir desse legado que fica aqui agora, construir cada vez mais com a sociedade civil, com as entidades, com todo mundo junto, a preservação desse bem tão importante que é o recurso hídrico”, ressaltou.