27 de dezembro de 2024
TEATRO GRATUITO

Cia Vovó Cachola encanta Franca com espetáculo em sua Kombi-palco

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Cia Vovó Cachola
Espetáculo Bendita La Mambembe utiliza uma Kombi adaptada como palco itinerante e convida o público a refletir sobre sustentabilidade

O espetáculo Bendita La Mambembe, encenado pela Cia Vovó Cachola, transporta o público para um futuro marcado por mudanças climáticas extremas. Voltada ao público infantojuvenil, a peça combina teatro itinerante com reflexões sobre sustentabilidade, utilizando como palco um motorhome que integra o enredo. As apresentações são gratuitas.

Após percorrer sete cidades paulistas, a companhia retorna a Franca, sua cidade natal, para duas exibições neste fim de semana. A primeira ocorre no sábado (7), às 11h30, no Sesi Franca (Av. Santa Cruz, 2.870, Vila Santa Cruz). A segunda será no domingo (8), às 18h, na Praça da Juventude (Rua Joaquim Cândido Guilobel, Jardim Redentor, zona norte da cidade).

A Kombi Bendita La Cantadora  

Um dos destaques do espetáculo é a Kombi Bendita La Cantadora, transformada em motorhome e palco móvel. Adquirida em 2016, a Kombi foi adaptada com cama, geladeira, fogão, pia, armários, sistema de energia solar para iluminação e tomadas, além de um banheiro seco que promove o descarte sustentável de resíduos.

"Ela é um cenário e também um personagem dentro da peça", explica Edinho Souza, fundador da companhia ao lado de Anabrisa Tamaso. A dupla relembra os desafios do início, quando transportava cenários em uma moto e, mais tarde, em um Fiat Uno emprestado. Hoje, a Kombi é a fiel companheira da trupe, que viaja acompanhada de Hanna, uma cachorra caramelo cheia de energia.

Enredo e inspirações

A trama de Bendita La Mambembe se desenrola em um cenário futurista e aborda a importância da arte e da sustentabilidade em tempos de adversidade. Inspirada por pensadores como Ailton Krenak e Greta Thunberg, a peça apresenta a Kombi como guardiã de memórias e sonhos, convidando o público a refletir sobre o impacto ambiental e as possibilidades de transformação.

Além das apresentações, a Cia Vovó Cachola promove oficinas de palhaço, workshops culturais e bate-papos sobre sustentabilidade.

O projeto é realizado por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, com patrocínio de empresas como Passalacqua Indústria, Tip Toey Joey e Tietê Agroindustrial. Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais da companhia.