Educadores e alunos da Escola Estadual Professora Olívia Bianco depositaram no dia 30 de novembro uma cápsula do tempo como parte das comemorações pelos 60 anos da instituição. A cápsula, que será aberta apenas em 30 de novembro de 2064, no centenário de fundação da escola, guarda registros históricos e atuais da comunidade escolar, incluindo fotos do prédio, listas das turmas de 2024, dos professores, funcionários e da equipe gestora, além de materiais pedagógicos utilizados neste ano.
Também foram incluídas cartas escritas pelos alunos sobre suas expectativas para o futuro e uma biografia de Olívia Bianco, educadora que dá nome à escola.
Fundada em 1964, a escola já formou mais de 20 mil alunos e, atualmente, atende mais de 800 estudantes em 14 salas de ensino fundamental (6º ao 9º ano), 10 de ensino médio (1º ao 3º ano) e duas turmas de cursos técnicos profissionalizantes, nas áreas de administração e logística.
Olívia Bianco
Olívia Bianco nasceu em Piracicaba em 7 de maio de 1883, em uma época marcada pela transição da monarquia para a República. Filha do italiano Francisco Bianco e da mineira Júlia Amélia de Moraes Bianco, Olívia frequentou o Colégio Piracicabano, fundado pela educadora americana Martha Watts. Após se formar na Escola Complementar de Piracicaba em 1900, iniciou sua carreira como professora aos 17 anos, integrando a primeira turma de educadores da cidade.