27 de dezembro de 2024
HIP HOP DELAS

Mulheres do Hip Hop de Franca têm trajetórias retratadas

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Hip Hop Delas
Making off da equipe, entrevistando uma das 12 participantes

Histórias repletas de desafios e superações são retratadas no mini-documentário 'Francamente, Hip Hop Delas'. O projeto oferece uma visão sobre a atuação de mulheres na cultura do Hip Hop de Franca, destacando suas trajetórias e contribuições para o movimento do rap, breaking, graffiti e DJing.

A produção foi desenvolvida por meio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo 2023, com o apoio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), por meio do edital público nº 012/2023 e do processo nº 0059/2023.

O público terá a oportunidade de conhecer as histórias de 12 mulheres que marcaram a cena cultural, revisitarem os locais que ajudaram a construir a história do Hip Hop na cidade e ouvirem suas experiências inspiradoras. Segundo a equipe de produção, a obra busca ampliar a visibilidade dessas protagonistas e inspirar novas gerações a abraçarem essa cultura.

Resgatando vozes

A idealizadora do projeto, Vera Lemes, explica que a iniciativa nasceu ao observar o protagonismo masculino na cultura Hip Hop. Apesar de defender valores como liberdade, igualdade e respeito, o movimento ainda carrega traços machistas.

“Mesmo com tantas mulheres presentes e atuantes, ainda existe uma desvalorização e o apagamento de suas histórias. Este documentário é um registro histórico e também uma ferramenta de resgate e expansão dessas narrativas”, afirma Vera.

A produção foi realizada de forma coletiva, com uma equipe majoritariamente feminina. As histórias retratam, com emoção e um olhar atento, os momentos de descoberta e fortalecimento das participantes. Para os produtores, o trabalho representa um ato de resistência e valorização cultural.

Exibições programadas 

O mini-documentário Francamente, Hip Hop Delas” contará com três exibições especiais: