24 de novembro de 2024
DA LITERATURA

Clássico A Hora da Estrela é exibido na Biblioteca de Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

O filme brasileiro A Hora da Estrela, de 1985, adaptação do clássico da literatura, de mesmo nome, escrito por Clarice Lispector, será exibido em sessão gratuita na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, em Piracicaba. A sessão acontece às 19h30 e tem entrada gratuita. o filme, do gênero drama, é dirigido por Suzana Amaral e tem no elenco a atriz Fernanda Montenegro. A realização é da Semac  (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba).

Saiba mais

A Hora da Estrela é um filme baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres.
Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia um namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro). O livro original foi lançado em 1977, e na obra, a história de Macabéa é narrada por Rodrigo S.M., narrador criado por Clarice Lispector para contar o enredo, já que, segundo ela, “a história não poderia ser contada por uma mulher”. O narrador é onisciente, onipresente e onipotente na história original.

A exibição do filme A Hora da Estrela acontece neste sábado, às 19h30, na  Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, que fica na rua Saldanha Marinho, 333. A classificação é de 12 anos. Entrada gratuita.