23 de novembro de 2024
EM 2024

Com limão, avocado e doces, Porto Seco de Bauru bate recorde


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Porto Seco de Bauru facilita o processo que se faz necessário para exportar ou importar qualquer produto

O Porto Seco Bauru bateu recordes de movimentação tanto na exportação quanto na importação até o terceiro trimestre de 2024. As cargas enviadas para fora do país cresceram 115% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2023, enquanto o fluxo inverso registrou aumento de 46%. Também houve um acréscimo de 19% na movimentação de contêineres refrigerados (reefer).

Os principais produtos exportados foram limão, avocado, doces e balas. Essas cargas vão para a União Europeia e os Estados Unidos. A importação é feita pelas indústrias de Bauru e região, por isso as mercadorias mais frequentes são voltadas à automação industrial, insumos para a indústria, máquinas e equipamentos.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelos investimentos realizados entre julho de 2023 e março de 2024. "Esses investimentos nos permitiram prospectar novos clientes e atender melhor os antigos, ampliando o espaço de armazenamento e a capacidade de receber cargas", afirma André Lozigia, gerente da unidade. "Ao mantermos essas mercadorias aqui estamos contribuindo para o desenvolvimento da região".

Os recursos foram aplicados em infraestrutura e tecnologias que tornaram o terminal mais eficiente. O armazém foi verticalizado, dobrando a capacidade de armazenagem. O pátio foi ampliado e o terminal ganhou um novo armazém lonado. Para acompanhar o crescimento da estrutura e agilizar as operações, vários sistemas operacionais foram instalados, como a conferência remota de mercadorias da Receita Federal, ferramentas de gestão e um sistema automatizado de entrada dos veículos com reconhecimento da placa e biometria facial.

Outro destaque foi a adoção de empilhadeiras elétricas a fim de reduzir a emissão de gases poluentes. "Atualmente é fundamental buscarmos o crescimento sustentável, apostando em alternativas que beneficiem o meio ambiente e as pessoas", diz Lozigia.

Estrutura

O Porto Seco Bauru é um terminal alfandegado, ou seja, é habilitado pela Receita Federal e pelo Ministério da Agricultura a fazer o desembaraço aduaneiro das cargas, que chegam prontas para o embarque imediato em portos e aeroportos, além de nacionalizar as mercadorias importadas.

Atualmente atende 250 clientes, movimentando uma média de 15 mil contêineres cheios por ano, o equivalente a cerca de 380 mil toneladas. Tem área própria de 72 mil m2, das quais usa hoje 28 mil.

Oferece diversas vantagens aos clientes, como a armazenagem com suspensão do pagamento dos impostos relacionados às importações, prorrogáveis por até três anos. Durante esse período, os clientes podem fazer retiradas parciais de acordo com as vendas no mercado interno, com pagamento dos tributos proporcional à quantidade retirada.