21 de novembro de 2024
CULTURA

Memórias e Materialidades: arte e saúde em foco na Biblioteca

Por Carolina Marques | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
A exposição reforça a importância da inclusão, afirmando que cada indivíduo merece cuidado e o direito de se expressar criativamente

O Ateliê Interativo 50+, idealizado pela arquiteta e arte reabilitadora Rita Brandão, promoverá entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, na Biblioteca Municipal de Araçatuba, a exposição "Memórias e Materialidades". A mostra reúne trabalhos artísticos de alunas com idades entre 50 e 99 anos.

Este é o segundo ano que o ateliê organiza uma exposição. Em 2022, o evento foi intitulado “Antes Arte do que Tarde”. Este ano, "Memórias e Materialidades" busca aproximar arte e saúde, destacando os benefícios das práticas artísticas no cuidado e reabilitação.

Os trabalhos expostos são fruto do projeto de arte reabilitação, que utiliza a criação artística como ferramenta para promover habilidades cognitivas e emocionais fundamentais ao bem-estar do idoso, frequentemente comprometido física e mentalmente.

Durante a exposição, o público poderá participar de palestras com profissionais da saúde sobre temas relevantes ao envelhecimento saudável. Entre os convidados estão:

O Ateliê Interativo 50+ propõe a arte como um caminho para exercitar e ativar habilidades como memória, atenção, linguagem, funções executivas e percepção visuoconstrutiva e visuoespacial. Esses aspectos são essenciais para um envelhecimento saudável, ampliando o entendimento de saúde e qualidade de vida, ao integrar benefícios físicos, neurológicos e emocionais proporcionados pelo processo criativo.

Além disso, a exposição reforça a inclusão, mostrando que cada indivíduo tem o direito de se expressar criativamente, mesmo diante de limitações físicas ou emocionais. Para Rita Brandão, a criação artística é uma ferramenta poderosa para estimular a autoestima, a expressão emocional e o senso de pertencimento.