O tradicional XV de Piracicaba completa nesta sexta-feira (15) seu aniversário de 111 anos de existência. Dono de uma torcida atuante e com vários títulos no currículo ao longo de sua história, o Nhô Quim vive atualmente uma fase de transição, com novo comando, nova comissão técnica e muitos planos para o futuro.
Para comemorar a data especial, a diretoria programou para esta sexta-feira uma festa na Cevada Pura, a partir das 16h, onde também irá lançar seu novo uniforme. Denominada 1ª XV Fest, o evento acontecerá em parceira com a Associação Amigos do XV e com apoio da Semac (Secretaria da Ação Cultural).
Entre as atrações programadas estão o lançamento da camisa 111 anos, música ao vivo, food trucks e chopp e venda de produtos oficiais da XV Mania. A Cevada Pura – Cervejaria Artesanal fica na avenida Maria Elisa, n° 32, na Vila Rezende.
Já na próxima segunda-feira (18), o esportista Vitor Prates, fotógrafo, radialista e conselheiro do XV, lançará o livro “Destemido e Valente – 1913-2023”. O evento será às 19h30, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O evento é para amigos e convidados.
VEJA TAMBÉM
‘Tudo é possível com dedicação, treino, força de vontade e fé'
XV de Piracicaba conhece seus adversários na A2
Veterano atleta se prepara para a corrida 1.400 na São Silvestre
A HISTÓRIA
No dia 15 de novembro de 1913, o Jornal de Piracicaba publicou a nota: “Será inaugurado hoje, nesta cidade, mais um clube de foot-ball, intitulado 15 de Novembro”. Nascia o time que viraria a paixão dos piracicabanos e que viria a ter uma das maiores torcidas do interior do estado de São Paulo.
O Alvinegro surgiu da fusão de dois times: o 12 de Outubro, da família Guerrini, e o Vergueirense, pertencente à família Pousa. Os dois times realizavam partidas entre si. Mas a amizade levou à União: assim, da fusão entre 12 de Outubro e Vergueirense, nascia o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.
Representantes dos Guerrini e dos Pousa convidaram, então, o capitão Carlos Wingeter, cirurgião dentista, integrante da Guarda Nacional, para se tornar presidente do clube que acabara de surgir.
Wingeter aceitou prontamente o convite, impondo apenas uma condição: o time deveria ser intitulado XV de Novembro, em homenagem à data da Proclamação da República do Brasil.
Em 111 anos de existência, as principais conquistas do Alvinegro são: Taça dos Invictos (1967); Campeonato Brasileiro - Série C (1995); dois títulos da Copa Paulista (2016 e 2022) e seis taças do Paulista da Série A2 (1931, 1947, 1948, 1967, 1983 e 2011).