A Biblioteca Municipal de Piracicaba recebe até o dia 20 de novembro a mostra fotográfica Imaginando Futuros Sustentáveis, organizada pelo coletivo Afro Black. A mostra, que tem entrada gratuita, faz parte do projeto Afro Black Afrofuturista: Um Futuro Mais Sustentável. O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo.
Saiba mais
A exposição traz registros fotográficos das atividades realizadas no projeto, que está em sua terceira edição. A edição de 2024 do projeto destaca a sustentabilidade e o afrofuturismo como pilares. Os temas são abordados no resgate de técnicas ancestrais e materiais naturais e dos novos significados que elas adquiriram na atualidade. “Já temos o costume de organizar exposições menores em espaços como a Casa Hip Hop”, conta Camila Rodrigues, do Afro Black. “Porém, com a seleção no edital ProAC 2023, a mostra se torna uma oportunidade de realizar uma exposição mais elaborada. Queremos que o público se conecte com o trabalho que desenvolvemos, vendo de perto as experiências e o impacto das atividades realizadas”, disse.
O projeto já realizou, também, desde o início do ano, oficinas e outras atividades como a exibição de documentários, bate-papos e palestras. Para Camila, a avaliação do projeto é positiva. “Cada atividade trouxe aprendizados valiosos e superou nossas expectativas, tanto no engajamento do público quanto na profundidade das discussões que surgiram”, explica.
Surgido em 2015, o Afro Black é composto por Ayres Santos, Camila Rodrigues, Danielle Galdino e Sabrina Semedo. A missão principal do projeto é a promoção de debates sobre a cultura africana, afro-brasileira e hip hop. O foco são ações para o fortalecimento do empreendedorismo, educação, moda, linguagem e tecnologia. Entre os projetos realizados estão o Black House, Afro Black Day, Afro Black Afrofuturista e Desbravando Talentos na Perifa.
A exposição fotográfica Afro Black Afrofuturista: Um Futuro Mais Sustentável segue até o dia 20 de novembro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, que fica na rua Saldanha Marinho, 333. A entrada é gratuita.