13 de novembro de 2024
OPERAÇÃO MITHRAS

PF cumpre três prisões na região por tráfico de drogas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/PF
Em Sumaré, além do cumprimento de um mandado de prisão, um suspeito foi detido em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Mithras, direcionada ao combate do tráfico interestadual de drogas e à desarticulação de uma associação criminosa atuante no interior de São Paulo. A operação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Sumaré, Salto e Nova Odessa. As investigações começaram em agosto de 2024, quando dois homens foram presos em flagrante em Sumaré com 872 kg de maconha.

Em Sumaré, além do cumprimento de um mandado de prisão, um suspeito foi detido em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, com numeração raspada, fortalecendo as acusações contra a organização. Ao todo, 30 agentes da Polícia Federal participaram da ação, que incluiu o bloqueio judicial de contas dos investigados, no valor de R$ 350 mil.

Batizada de "Mithras" – em alusão à divindade persa associada à luz, verdade e justiça – a operação simboliza o enfrentamento ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Os envolvidos responderão por tráfico interestadual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 25 anos de prisão.