25 de dezembro de 2024
RECORDE

Veterano atleta se prepara para a corrida 1.400 na São Silvestre

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Preté conquistou 546 pódios na carreira 

A edição de número 99 da Corrida Internacional de São Silvestre será especial para o maratonista José Antonio Teixeira Leite, o Preté. O vovô-atleta participará de sua 35ª corrida seguida na Capital Paulista e a prova 1.400 da carreira, que começou há quase 40 anos.

Para chegar a esse número, Preté ainda terá de fazer mais cinco corridas, que também servirão como preparação para a prova que fecha o calendário esportivo no país, no dia 31 de dezembro.

“Para a 99ª São Silvestre, estão falando 5 corridas para completar 1.400 corridas. São, no total, 546 pódios deste 02 de fevereiro de 1986, com muita determinação e objetivos alcançados”, declarou Preté.

As provas que faltam são as seguintes: Corrida do Alvinegro (10 de novembro); 6º Circuito Professor Miguel Salles (23 de novembro, em Rio das Pedras); 8ª Volta USP-Luiz de Queiroz (1º de dezembro); e Meia-maratona de Piracicaba (8 de dezembro), fechando com a SS, no dia 31 de dezembro.

VEJA TAMBÉM

Série A2: Moisés quer montar o elenco até o dia 18, data de apresentação da equipe

Piracicabana fecha a temporada entre os melhores do pentatlo

Matheus Bonassi dará certo no XV? Torcida opina

A prova paulistana, aliás, já é uma especialidade de longa data do piracicabano, que corre por lá há mais de três décadas sem interrupção. A única vez que não esteve presente neste período foi em 2020, mas não por sua culpa e sim por conta da pandemia.

Na capital dos paulistas, Preté não estará só. Assim como no ano passado, o atleta comandará uma equipe com outros 45 atletas. Ele já solicitou o transporte para a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividade Motoras), que irá levá-los à retirada dos kits, no dia 28 de dezembro, e também para a prova, três dias depois.

A PROVA
A quase centenária Corrida de São Silvestre, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, em 1925, foi ganhando força com o passar dos anos, até se tornar o principal evento do gênero no país e na América Latina. Desde então, só foi interrompida em 2020, devido à pandemia Covid-19.

A prova chega aos seus 100 anos de história em 2024 e vai completar a sua 100ª edição em 2025. São dois anos para celebrar o centenário de uma competição famosa também por reunir atletas amadores e profissionais em um espaço esportivo.

O percurso total da Corrida de São Silvestre é de 15 km. A largada acontece na Avenida Paulista, próximo ao número 2084, e a chegada ocorre em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.