O Rio Piracicaba atingiu estado de atenção nesta quinta-feira (7), ao chegar ao nível de 3,34 metros de altura e uma vazão de mais de 250 metros cúbicos por segundo, segundo dados do Saisp (Sistema de Alerta de Inundações do Estado de São Paulo). Esse volume equivale a mais de 250 mil litros de água por segundo — oito vezes maior que a vazão registrada na sexta-feira passada (1º).
Saiba mais
Pelo menos nesta quinta e sexta-feira, o nível do rio deve se manter em alta. Isso porque o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para Piracicaba e região, válido das 13h de hoje até as 10h de sexta-feira (8), devido ao risco de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso destaca a possibilidade de precipitação entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 100 mm ao longo do dia, e ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h. As chuvas intensas podem provocar cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, aumentando o risco de inundações em áreas próximas ao rio.
Para esta noite, a previsão é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva, com temperatura máxima de 26 graus. Na sexta-feira, o céu deve permanecer nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima também de 26 graus. No sábado, o clima deve seguir instável, com chuva isolada e queda de temperatura, chegando a uma máxima de 21 graus.