12 de novembro de 2024
PREVENTIVO

Após morte de jovem, EMDEC vai bloquear vias durante tempestade

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução/Redes Sociais
Além dos pontos mapeados, a Emdec poderá ativar faixas reversíveis e realizar ajustes no fluxo de veículos em áreas arborizadas

Com a previsão de fortes tempestades e a possibilidade de alagamentos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) intensificará o monitoramento dos pontos críticos de alagamento na cidade. A medida visa a rápida identificação de áreas que possam acumular água, permitindo a interdição imediata para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Há duas semanas, em 24 de outubro de 2024, a jovem Sara Gabrielli de Souza Silva, de 18 anos, foi tragicamente arrastada por uma enxurrada durante um forte temporal em Campinas, São Paulo. Sara retornava do trabalho quando seu veículo foi surpreendido pela inundação na Avenida Sylvio Moro, na Vila Industrial, local crônico de inundação. Desesperada, ela chegou a ligar para sua mãe pedindo socorro, mas a força das águas a levou antes que pudesse ser resgatada. Após três dias de intensas buscas, seu corpo foi encontrado no Rio Capivari, a aproximadamente 18 km do local do desaparecimento.

Segundo o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual, Campinas pode enfrentar chuvas intensas entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), acompanhadas de rajadas de vento e raios. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirmou que o acumulado de chuvas já ultrapassa o índice de 100 milímetros, o que coloca Campinas em Estado de Atenção.

A Emdec atua com um efetivo em prontidão que pode ser expandido conforme a demanda. Os agentes da Mobilidade Urbana têm como prioridade os 52 pontos crônicos da cidade, conhecidos por alagamentos frequentes. Dependendo do volume de água, as vias serão bloqueadas para evitar o tráfego, minimizando o risco de acidentes. Entre os 52 pontos, 13 são considerados “críticos” e são bloqueados com prioridade. Outros pontos poderão ser ativados, caso necessário.

Confira os locais:

Além dos pontos mapeados, a Emdec poderá ativar faixas reversíveis e realizar ajustes no fluxo de veículos em áreas arborizadas e regiões com histórico de quedas de árvores.

Emergências e Contatos

Os moradores de Campinas podem acionar a Emdec em casos de emergências de trânsito pelo telefone 118, que também atende pelo WhatsApp no número (19) 3731-2910. A Defesa Civil, que coordena as operações durante eventos climáticos extremos, atende no 199 para situações de alagamento, quedas de árvores e deslizamentos. Já o Corpo de Bombeiros está disponível pelo telefone 193 para casos graves de emergência.