08 de novembro de 2024
CLIMA EXTREMO

Defesa Civil alerta Piracicaba para risco muito alto de temporal

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou a região de Piracicaba para chuvas intensas entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Segundo a entidade, as chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.

O alerta foi emitido pela Defesa Civil atentou para níveis “muito altos” de chuva acumulada, e incluiu as regiões da Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas (da qual Piracicaba faz parte), Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. A Defesa Civil não especificou qual previsão de chuva em milímetros.

Por conta do cenário, o Governo de São Paulo instalou nesta quinta-feira o gabinete de crise para garantir ação rápida à população em casos de emergência causadas pelas chuvas. As Agências Reguladoras do Estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques; mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs no momento da chuva; e evite tomar banho durante a tempestade. Em caso de ventos fortes, a Defesa Civil também recomenda que as pessoas tenham cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos. “Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas. Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta. Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência”, orientou.

Previsão

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a quinta-feira terá mínima prevista de 20°C e a máxima fica em 27°C. O dia começa com previsão de pancadas de chuva isoladas pela manhã, mas segue com chances de pancadas mais fortes com raios e trovões à tarde e à noite.
Na sexta-feira (8), a mínima deve ser de 19°C e a máxima, 24°C, com o tempo nublado e possibilidade de chuvas com raios e trovões a qualquer momento do dia. No sábado, a mínima cai para 15°C e a máxima chega aos 21°C. A previsão indica, ainda, pancadas de chuva isoladas com trovões e raios.