05 de novembro de 2024
LUTO

Morre Hélio Sacconi, ídolo e campeão pelo XV

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Hélio fez história com a camisa zebrada e também trabalhou como professor

O professor e ex-goleiro do XV de Novembro, Hélio Fernando Sacconi, morreu nesta segunda-feira (4), em Piracicaba, aos 79 anos. Sacconi fez parte de um período vitorioso do Alvinegro, na década de 1960, quando conquistou duas taças pelo clube. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira (5), às 10h30, no Cemitério da Saudade.

A diretoria do XV de Piracicaba, em nota, lamentou o ocorrido e lembrou que o ex-atleta deixou ainda “um legado de uma vida dedicada ao esporte piracicabano, como educador físico”.

A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), por meio da secretária Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e de todos os seus colaboradores, também lamentou o falecimento do professor.

VEJA TAMBÉM

Expectativa: Matheus Bonassi dará certo no comando do XV?

Selam amplia dias e horários das aulas de yoga

Boxe chinês fecha a temporada em Santa Bárbara d´Oeste

O ex-goleiro começou a trajetória no clube aos 16 anos, em 1961. Na época, era juvenil, mas foi chamado pelo técnico Remo para ser suplente em uma partida contra o Santos de Pelé. Helio Sacconi estreou no XV diante do Taubaté, no antigo estádio Roberto Gomes Pedrosa.

Hélio Sacconi foi campeão do Paulista Série A2, em 1967, em uma equipe que conquistou também a Taça dos Invictos, no mesmo ano. O ex-jogador ainda integrou o elenco que excursionou pela Europa e pela Ásia, em 1964, para uma série de amistosos, sob o comando do lendário presidente Romeu Ítalo Ripoli.

Além do futebol, o professor Hélio também nunca escondeu a paixão pela ginástica. Na abertura dos Jogos Abertos do Interior, em 1969, em Araraquara, ele montou com os amigos de faculdade uma equipe para se apresentar na ginástica acrobática.

Hélio também ensinou o esporte em colégios, como Anglo e Dom Bosco, e na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), local em que está instalada a primeira sala de ginástica artística no Estado de São Paulo - montada por ele. Hélio também fez cursos de trampolim acrobático e se tornou árbitro.