A Guarda Civil de Piracicaba, com apoio do setor de Direito Animal, realizou uma operação de resgate de animais em situação de maus-tratos em uma residência no bairro Jupiá, nesta segunda-feira (4) em Piracicaba.
Os guardas foram acionados pela Central de Operações após denúncias de vizinhos, que alertaram sobre um forte odor de decomposição vindo do local. Ao chegarem na residência, os agentes da VTR 40, GC Amorim e GC Harley, perceberam um forte cheiro de putrefação. Com permissão da autoridade de plantão, eles forçaram a entrada rompendo o cadeado do portão da garagem.
No interior da propriedade, foram encontrados cinco cães. Um animal já estava morto em avançado estado de decomposição, e os outros em situação clara de maus-tratos: duas cadelas adultas, um filhote de aproximadamente 45 dias e um pit bull adulto.
A perícia foi acionada e compareceu no local, acompanhada de uma veterinária da Zoonoses, que confirmou o cenário de maus-tratos e o estado dos animais. Os cães sobreviventes foram encaminhados para abrigos seguros e atendimento veterinário.
Até o momento, o responsável pela residência não foi localizado, mas o caso está sendo investigado.