A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece na tarde deste domingo, 3. Em Campinas, 17.138 estudantes realizam o vestibular, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais).
O número de inscritos este ano representa um aumento de 7.82% em relação ao ano passado. Na primeira prova de 2023, 15.895 estudantes da Metrópole estavam aptos para a realização do vestibular.
Como de costume, diversos locais de prova estão espalhados pelo município para receber os candidatos. Os principais são os prédios da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, PUC I e II e Unip (Universidade Paulista).
O candidato pode consultar seu local de prova através da Página do Participante. Para isso, basta acessar o site do Enem (clique aqui) e entrar com CPF e senha. Em seguida, basta consultar o cartão de confirmação.
A abertura dos portões acontece ao meio-dia e, em todos os locais, eles fecham exatamente às 13h. Portanto, para evitar atrasos, o Inep pede que os candidatos cheguem assim que os locais abrirem as portas.
O primeiro dia, que acontece neste domingo, conta com 90 questões, sendo 45 de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além da temida redação. Para isso, o início da prova está previsto para 13h30, com horário limite para as 19h.
Já o segundo dia acontece no próximo domingo, 10, também com 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. Como a redação não está presente, o término das provas é às 18h30.
Algumas determinações são obrigatórias para a realização do exame. São elas: caneta esferográfica preta, com o tubo transparente, além de apresentação documento de identificação com foto. O candidato ainda pode levar algo para comer durante a prova.
É proibido, no entanto, o uso de qualquer aparelho eletrônico, como celular, relógio e outros. Estes, inclusive, se levados, devem ser colocados em um envelope. Caso emitam algum som, o candidato será eliminado da prova