Aos 44 anos, o engenheiro Matheus Bonassi Semmler assumiu nesta semana a presidência do XV de Piracicaba com a missão de fazer o clube voltar aos tempos de glória. Jovem e experiente, Bonassi chega à cadeira mais importante da diretoria executiva com muito apoio: conselheiros, jornalistas e torcida estão com ele neste novo desafio.
Na eleição ocorrida na noite de terça-feira (29), Bonassi derrotou o seu oponente Wilson Trindade por 32 a 2 (e mais um voto em branco). Após o triunfo nas urnas, ele assumiu imediatamente a chefia do Nhô Quim para cumprir seu mandato nos próximos dois anos – de outubro de 2024 a outubro de 2026.
“Vai dar muito certo porque ama e defende a entidade XV de Piracicaba desde criança”, declara Felipe Gema, conselheiro vitalício do clube e vereador eleito. Felipe Gema é um dos mais entusiastas da administração do novo mandatário do Glorioso Esquadrão.
“Passou por todas as esferas do clube: torcida, funcionário, conselheiro mais jovem da história, diretoria, vice-presidência e agora presidente. Se preparou junto aos cursos da FPF, é dedicado em tudo que faz e é muito competente. Vamos ajudar com o que estiver ao nosso alcance”, completa Gema.
VEJA TAMBÉM
Sob nova direção: gestor de futebol é o primeiro a deixar o XV de Novembro
Natação: Revelação piracicabana tem 100% de aproveitamento na temporada
Secretaria de Esportes amplia dias de horários de aulas de yoga
Fernando Lopes, radialista e ex-conselheiro do XV, aposta no sucesso da nova gestão “primeiramente porque ele (Bonassi) é um quinzista de coração, conhece os bastidores do clube e já teve experiência trabalhando nas categorias de base e na parte estrutural do clube”, declarou.
No entanto, Lopes pondera que Bonassi “precisa se cercar de pessoas sérias e idôneas para que possa ter portas abertas no poder público e em empresas que possam colaborar com o clube financeiramente, pois o orçamento de um clube de futebol é altíssimo.”
Quinzista histórico, o radialista Rogério Achilles contou que conhece Matheus Bonassi desde menino e acha que ele “tem de se cercar de gente profissional”. “Gente que tenha uma filosofia de trabalho com o XV vencedor, com o XV grande, de um XV muito maior do que esse que está aí”, conta Achilles.
“Se ele (Matheus Bonassi) for somente dar continuidade àquilo que estava sendo feito, não vai dar certo. Ele tem de pegar como exemplo outros times que já foram do tamanho do XV e hoje estão maiores, sem o menosprezo nenhum ao XV. Temos uns dois, três ou quatro que eram do tamanho do XV e hoje estão maiores porque têm uma gestão profissional”, exemplifica o jornalista.
TIME
Vitor Prates, jornalista e conselheiro, também apoia a nova gestão, mas pede paciência à fanática torcida do Alvinegro. “Temos de dar tempo ao tempo porque não é fácil. O XV de Piracicaba tem suas dívidas e eu acho que o maior desafio nesse início para o Matheus e o Guilherme é ter um treinador e montar um elenco”, analisou.