04 de janeiro de 2025
RIO PIRACICABA

VÍDEO: primeira piracema após desastre no rio começa hoje

Por André Thieful | andre.estevao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

Começa, nesta sexta-feira (01) o período da Piracema, quando fica proibida a pesca. O período vai até 28 de fevereiro de 2025. Por conta do período, a Polícia Militar Ambiental deu início a uma operação para orientar pescadores e a população sobre as restrições nessa época.

Saiba mais

A Piracema é o período em que os peixes se deslocam até as nascentes dos rios para desovar. Por esse motivo, a Polícia Militar Ambiental intensificará a fiscalização, patrulhando diversos trechos do Rio Piracicaba.  Neste ano, a garantia da desova dos peixes é ainda mais importante devido ao desastre ambiental que provocou a mortandade de toneladas de peixes no rio Piracicaba e região do Tanquã em julho, devido ao lançamento de efluente no ribeirão Tijuco Preto, que chegou ao rio Piracicaba e provocou a mortandade.  O lançamento foi feito pela Usina São José, de Rio Pedras, que foi multada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em R$ 18 milhões.

“Peixe grande não tem, a usina matou tudo, mas quanto à piracema, nós soltamos 95 mil peixes da espécie pacu-guaçu no Tamanduá, em Santa Maria da Serra. Nós soltamos lá devido à qualidade da água”, explica Luis Carlos Magossi, o Gordo do Barco, do Instituto Beira Rio. “Pelos peixes que eu vi lá embaixo promete bem, se o nível (do rio) se mantiver vai ter uma piracema ótima”, disse.

Regiões

O também chamado de defeso da Piracema abrange as principais bacias hidrográficas de São Paulo: a do rio Paraná e a do Atlântico Sudeste. Durante esse período, apenas espécies não nativas podem ser capturadas mas, ainda assim, a pesca é restrita a métodos específicos e locais designados, como a pesca desembarcada com linha de mão e vara com molinete ou carretilha.

Para evitar infrações, o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo recomenda que os pescadores consultem as normativas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e verifiquem as permissões e proibições.

Nesse período, pescadores profissionais com documentação regular têm direito ao Seguro Defeso, benefício destinado aos que dependem da pesca artesanal. O auxílio pode ser solicitado online, fornecendo apoio financeiro enquanto a atividade está restrita devido à Piracema.