05 de novembro de 2024
HAJA FÔLEGO!

Revelação da natação tem 100% de aproveitamento na temporada

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Luna exibe as medalhas conquistadas neste ano: ‘8 horas nadando e pensando em parar’

A nadadora piracicabana Luna Mendes Teixeira, de 15 anos, fechou o ano de 2024 com 100% de aproveitamento em provas de longa distância. Ela ganhou as três maratonas aquáticas que disputou - Ultra do Ita/15 Km; Mega do Ita/21 Km; 14 Bis/24 Km.

Aliás, esse terceiro desafio, a 14 Bis/24 km, foi realizado no último final de semana, em Bertioga, no litoral Norte de São Paulo. Luna disputou e ganhou essa maratona na categoria “Pré-A”, com atletas entre 14 e 16 anos.

“Com essa prova, eu concluí a Tríplice Coroa Paulista de Ultramaratonas Aquáticas e, além disso, uma tríplice coroa dourada, pois ganhei as três provas do circuito”, comemora a piracicabana.

Após a última conquista, a revelação da natação piracicabana finalizou a temporada e agora só pensa em relaxar.

VEJA TAMBÉM 

XV de Piracicaba: Novo presidente não descarta mudanças no comando técnico da equipe

Amador do Estado: Sem Barão, Vila Fátima jogará em Rio das Pedras

Secretaria de Esportes amplia locais e horários de aulas de yoga

“No momento, estou focada em descansar, depois de um ano muito intenso de treinos para as três provas, mas sempre mantendo os treinos e, daqui a um tempo, já vou estudar e preparar o cronograma para as provas escolhidas para o próximo ano”, declarou.

A sua última prova, a 14 Bis/24 Km, foi muito complicada devido às condições adversas da água, como correntes e vento contra; uma variação muito grande da temperatura do mar, águas vivas e outras situações que fizeram essa edição da 14 Bis ser uma das mais desafiadoras dos últimos 20 anos.

“Fiz a prova para umas 8 horas... 8 horas nadando e pensando em parar. Foram 24 Km de muito mais força mental. Fisicamente, eu conseguiria nadar quantos quilômetros fossem necessários, mas a mente pedia para parar a todo momento”, lembra.

“Quando estava nadando, eu não tinha a noção de que as condições estavam ruins para todos, por isso achava que eu tinha ‘quebrado’ na prova, que tinha feito uma estratégia ruim ou algo do tipo, por isso quando cheguei e vi que as condições realmente não estavam ajudando, um alívio por não ter parado me encheu”, disse, aliviada.

‘EXCELENTES’
O técnico Marcos Fraccaro, que treina Luna, afirmou que sua comandada vem evoluindo rapidamente, como pessoa e como atleta. “2024 foi um ano de grandes passos em suas conquistas, mostrando que se houver dedicação, tudo é possível.”

Fraccaro reafirmou que “os resultados dela foram excelentes, visto que em sua categoria, ela foi campeã nas 3 provas disputadas” e disse que vem mais troféus em 2025. “Estamos muito orgulhosos de tudo o que ela vem conquistando. E o melhor: ela ainda tem muito para evoluir!”, finalizou.