31 de outubro de 2024
LOBO MAU

Rede de abuso usa até Roblox para se aproximar de crianças

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/MPSP
Até o momento, 23 prisões em flagrante foram realizadas em vários estados

Na manhã desta quinta-feira (31), uma operação de combate ao abuso sexual infantil cumpriu mandado de prisão em Campinas, como parte da Operação Lobo Mau, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e pela Polícia Civil. A operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o DEINTER 5, visa desarticular uma rede criminosa envolvida na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Com o apoio da Homeland Security Investigations (HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, a operação ocorre em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, mobilizando equipes de segurança de todo o país. Em São Paulo, as detenções ocorreram em diversas cidades, incluindo São José do Rio Preto, Caraguatatuba, Jacareí, Itanhaém, Sorocaba e Campinas.

Até o momento, 23 prisões em flagrante foram realizadas em vários estados, com suspeitos detidos em posse de dispositivos eletrônicos e outros equipamentos usados na produção e no compartilhamento do material ilícito. As investigações revelaram uma extensa rede criminosa, onde adultos, disfarçados de jovens em plataformas digitais e até em jogos como Roblox, se aproximavam de crianças e adolescentes para induzi-los a produzir conteúdo de nudez e sexo, que depois era compartilhado em grupos fechados de mensagens.

A Operação Lobo Mau representa um esforço colaborativo e contínuo no combate à exploração infantil na internet, reforçando a importância de ações coordenadas para identificar e prender envolvidos em crimes tão graves e proteger a infância. As autoridades esperam que a análise forense dos dispositivos apreendidos leve à identificação de outros membros da rede.