01 de novembro de 2024
PROJETO

Escolas receberão 1,2 mil livros sobre a dessalinização da água


| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo Pessoal
Escritora chinesa Xiaoyu Jin

A Coleção de Contos Infantis, da escritora chinesa Xiaoyu Jin, terá 1,2 mil exemplares distribuídos para escolas públicas de São Paulo e do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto CPFL. Composta por três livros, narra a história de três personagens, Maia, Rosa e Eduardo, moradores de João Câmara (RN), e sua relação com a água após a implantação de um dessalinizador em suas comunidades pela CPFL Energia e State Grid. O projeto beneficiou cerca de 800 famílias que tinham, até então, como única água disponível, a salobra encontrada nas cisternas, que servia apenas para tomar banho, lavar roupas e louças. Água para beber e cozinhar tinha que ser comprada.

Essa realidade mudou quando, em 2023, a State Grid e a CPFL Energia entregaram na região um sistema de dessalinização da água, que transforma a água salobra em potável, e tem capacidade para atender aos três mil moradores de Serrote de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha, comunidades indígenas de João Câmara, resolvendo um problema que já era enfrentado por várias gerações.

Como explicar o impacto dessa iniciativa na vida daquelas pessoas? Esse foi o ponto de partida para a escritora Xiaoyu Jin, que visitou a região para conhecer o projeto e se encantou.