31 de outubro de 2024
PERDA DE ÁGUA

Semae registra mais de 40 vazamentos de água em dez horas

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Pixabay
O volume perdido é superior aos índices verificados em cidades da região de médio e grande portes

O site do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) registrou 43 vazamentos de água entre 6h50 e 16h56 nesta terça-feira (29). De acordo com o serviço, os vazamentos são nas ruas, calçadas e de ligação. Os vazamentos corroboram os índices de perdas de 53,93% de toda a água produzida na cidade.

O volume perdido é superior aos índices verificados em cidades da região de médio e grande portes, como Campinas, onde o índice de perdas está na faixa de 20,19%. A cidade, cujo serviço de saneamento é realizado pela Sanasa, está entre os municípios com menor índice de perdas e é a terceira colocada no ranking nacional do Instituto Trata Brasil. Ainda na região, Limeira ocupa lugar de destaque. A cidade também tem índice de perdas de 20,19% e está em quarto lugar no ranking. A concessionária BRK é a responsável pelo saneamento em Limeira. De acordo com o Instituto Trata Brasil, a média nacional de perdas é de 37,78%.

O alto de índice de perdas d´água verificado em Piracicaba esteve entre as principais discussões durante a campanha eleitoral. Helinho Zanatta (PSD), que venceu a eleição para prefeito no último domingo, tem o combate às perdas citado em seu plano de governo. “Estruturar e viabilizar projetos para o enfrentamento das perdas da água bruta e tratada, por meio da troca de redes que são antigas e de campanhas educativas”, traz o item 3 do tema Meio Ambiente, Proteção Animal, Saneamento e Água.

O plano de governo de 2020 do atual prefeito, Luciano Almeida, também tratou do tema. “Dar prioridade absoluta ao combate às perdas d’água, além de manter e ampliar o fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, com aumento na eficiência e na qualidade dos serviços prestados.”, como consta no plano protocolado na Justiça Eleitoral, mas, questionada nesta terça-feira (29) sobre o trabalho que realiza no combate as perdas d´água, a prefeitura não respondeu.

Recentemente, porém, o Semae informou que foi iniciado em junho o contrato de serviço de geofonamento (pesquisa de vazamentos não visíveis), e o reparo dos mesmos, com duração de 12 meses. Foi implantado o novo Centro de Controle Operacional no mês de setembro e a instalação prevista de telemetria (sistema que permite a verificação dos dados da rede de abastecimento, através de sensores estrategicamente posicionados) em 25 novas áreas.

A prefeitura também chegou a informar que as obras da ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água Capim Fino), e das adutoras a partir desta, estão no pacote de melhorias para o saneamento, com investimento total em torno de R$ 150 milhões. Os programas Desenvolve SP, Finisa, além de recursos próprios da autarquia, contemplam os investimentos.