23 de dezembro de 2024
CONCERTO ESPECIAL

De graça: OSP homenageia imigração italiana em Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Guilherme Leite

Neste final de semana, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) faz um concerto especial em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O evento está marcado para acontecer no sábado (26), com entrada gratuita. No mesmo dia, a partir das 16h, o conjunto apresenta o espetáculo “ABC do Dó, Re, Mi”, uma apresentação especial para famílias e crianças. Os dois concertos especiais acontecem no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A retirada dos ingressos será online, pelo site MegaBilheteria, a partir das 10h15. No dia da apresentação, 50 ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro 30 minutos antes do início.

A ideia de comemorar os 150 anos da imigração italiana veio em virtude da forte presença da comunidade em Piracicaba, cuja principal referência é a Societá Italiana de Mutuo Soccorso, fundada em 1887, três anos após o início oficial da vinda dos italianos para o país. Em julho, a OSP lembrou os 200 anos da imigração alemã no Brasil e recebeu na plateia Johannes Wahner, do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo. “Após isso, os integrantes da Società, o presidente Juliano Dorizotto e o diretor Palmiro Romani, nos solicitaram um programa com músicas da Itália, o que aceitamos de imediato”, explica o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.

Entre os destaques do programa está a abertura da ópera “Nabucco”, primeiro sucesso do compositor italiano Giuseppe Verdi, estreada em 1842 em Milão. Um dos momentos mais icônicos da obra é o coro “Va, pensiero”, associado a contextos patrióticos e de luta pela independência.

De Giacomo Puccini, há a “Valsa da Musetta”, uma das árias mais famosas da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini, estreada em 1896. A obra retrata a vida de jovens artistas boêmios, é uma das mais queridas do repertório operístico e se passa no Quartier Latin, em Paris. Autor de mais de 400 partituras para cinema e televisão, Ennio Morricone também está incluído no programa, com as obras “Cinema Paradiso”, “Malèna”, “Playing Love” (do longa “A Lenda do Pianista do Mar”) e “The Man with Harmonica” (do filme “Era uma Vez no Oeste”).

De Nino Rota, compositor consagrado pelas trilhas de cinema, a OSP apresenta os temas dos filmes de comédia “Amarcord” (de 1973) e “8½” (de 1963). Com solos do tubista da OSP, Dante Capacla, o programa traz o “Concerto para Tuba e Orquestra”, do inglês Ralph Vaughan Williams. Dividida em três movimentos, a peça teve sua estreia em 1954, nas celebrações dos 50 anos da Orquestra Sinfônica de Londres. “Frequentemente, a tuba é vista como um instrumento de apoio em orquestras, mas aqui ela ganha protagonismo e é possível apreciar suas nuances e capacidades expressivas”, explica o maestro Knut Andreas.

No mesmo dia, às 16h, o programa será dedicado às famílias e crianças, no showcerto “ABC do Dó, Ré, Mi”, apresentação especial que reúne os instrumentistas da OSP, um maestro e o ator cômico Washington Poppi. A partir de cenas e diálogos, as crianças descobrem a versatilidade de uma orquestra. Em sua concepção original, o “ABC do Dó, Ré, Mi” é fruto de convênio entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação. Ele faz parte de um dos quatro projetos pedagógicos da OSP nos últimos anos, que alcançaram aproximadamente 60 mil estudantes na cidade.

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis às 10h15 de sexta-feira (25), no site megabilheteria.com, limitados a dois por CPF cadastrado. No dia do espetáculo, 50 ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro 30 minutos antes de cada apresentação.

A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio da Caterpillar, Café Morro Grande e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô.