18 de outubro de 2024
TEMPESTADE

Defesa Civil alerta para tempestade em Piracicaba: 200 milímetros

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento a partir de sexta-feira (18). De acordo com o órgão, a região de Campinas, que abrange Piracicaba, pode ter acumulados de 200 milímetros de chuva no final de semana. Segundo o comunicado, o alerta foi emitido devido a passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.

Saiba mais

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um alerta para perigo potencial de tempestades em Piracicaba ainda na quarta-feira (16). A previsão do tempo indica que nesta quinta-feira (17) o dia já começa nublado com chances de chuvisco pela manhã, mas menos possibilidade de chuva à tarde. Na sexta-feira (18), porém, a instabilidade começa a aumentar as chances de chuva, também. “Na sexta-feira, as condições de instabilidade ganham reforço, aumentando as chances de chuva na região, bem como seus volumes e impactos associados – o que deverá se prolongar pelo final de semana”, citou o Cepagri-Unicamp em boletim diário “Temporais são esperados a partir da tarde, com principal risco associado às descargas elétricas e ao volume e intensidade das chuvas”, completou.

“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, afirmou o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil , coronel Henguel Ricardo Pereira.

A Defesa Civil passou orientações de segurança para que a população siga durante o alerta de tempestade. O órgão recomenda que as pessoas evitem lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques. No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs e evite tomar banho durante a tempestade.

Também é recomendado que as pessoas tenham cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos durante ventanias, não desafiar a força das águas e evitar passar por enxurradas ou andar em áreas alagadas. Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta. Por fim, se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.