16 de outubro de 2024
NHO CHAT

IHGP lança IA para contar história de Piracicaba; veja como usar

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Roberto Gardinalli/JP

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lançou na segunda-feira (14) o NhoChat, um assistente virtual que utiliza IA (Inteligência Artificial) para responder perguntas sobre a história de Piracicaba e de piracicabanos. O lançamento faz parte da agenda da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que é realizado em todo o Brasil entre os dias 14 e 20 de outubro.

Saiba mais

O sistema utiliza como base a plataforma do ChatGPT, e foi implementado pela analista de sistemas Julia Zilio Machado, da empresa WRPD. A tecnologia é uma IA generativa, ou seja, utiliza documentos fornecidos, entre jornais, livros, revistas e outros itens disponibilizados do acervo do IHGP para gerar respostas às perguntas realizadas pelos usuários. A base de dados do sistema vai se aperfeiçoando conforme a IA vai sendo treinada.

O NhoChat pode ser acessado diretamente pelo site do IHGP. Para utilizar a plataforma, basta interagir na janela de conversa que aparece na tela ao acessar o site. Então, o sistema retornará com um resumo do assunto buscado e sugestões de referências para que o leitor possa se aprofundar na pesquisa.

Coordenador do projeto, Vitor Pires Vencovsky diz que o NhoChat está em fase de aprendizado e que, até o momento, tem o auxílio de 71 livros do acervo digital do Instituto e, também, do site do IHGP. “O IHGP está sempre procurando oferecer serviços digitais para facilitar o trabalho de professores, pesquisadores e alunos. É uma atividade ligada, principalmente, à organização do acervo e à sua disponibilização em meio digital”, disse Vencovsky. “O NhoChat permite que o usuário faça perguntas sobre a história da cidade num sistema IA que no momento está com 71 livros do acervo do IHGP”, completou.

O coordenador do projeto diz, ainda, que a ferramenta tem potencial para facilitar as buscas dos interessados pela história de Piracicaba a encontrarem mais assuntos em suas pesquisas. “Quanto maior o acervo digital disponível no sistema NhoChat, maior é a interação do usuário. O NhoChat  é baseado no ChatGPT, que muitos já conhecem. Portanto, acreditamos que o NhoChat  vai facilitar muito os usuários”, completou Vitor Vencovsky. A plataforma já está no ar.