22 de dezembro de 2024
ESTIAGEM

Piracicaba tem abastecimento afetado e situação se agrava

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
Rio Corumbataí é responsável por cerca de 80% do abastecimento de água de Piracicaba 

A baixa vazão dos rios Corumbataí e Piracicaba traz reflexos para o abastecimento de água na cidade. Esse é um dos motivos para desabastecimento notado, diariamente, em  diversos bairros.

Leia também:

Por conta disso, a autarquia recomenda que a população faça uso consciente da água. “Neste período de estiagem, com diminuição da vazão dos rios, há um aumento no tempo de tratamento da água com a mesma qualidade de sempre, além do consequente aumento no consumo de água pela população devido às temperaturas mais elevadas nos últimos dias.

Esses fatores ocasionam uma recuperação mais lenta dos reservatórios e alguns pontos da rede de abastecimento, principalmente os mais distantes, podem enfrentar instabilidades no fornecimento de água”, informou.

Em Limeira, a prefeitura  decretou situação de emergência no abastecimento de água. A medida se deve ao período de seca registrado nos últimos meses, que provoca desabastecimento, e à redução no volume de água dos mananciais e da reserva do sistema. O decreto autoriza o poder público a estabelecer restrições ou rodízios no fornecimento de água, se necessário, e a fiscalizar o desperdício de água, conforme prevê legislação municipal.

O Semae de Piracicaba por sua vez, descarta, neste momento, medida parecida. “O Semae informa que não há decreto de emergência”, informou.

Além de recomendar economia no uso da água, o Semae também alerta para cuidados no dia a dia, como verificar a parte verificar a parte hidráulica dos imóveis, a fim de evitar vazamentos, utilizar a água da máquina de lavar para limpeza de quintais, fechar a torneira ao escovar os dentes e se ensaboar no banho, lavar roupas com carga máxima da máquina de lavar, evitar lavar calçadas, quintais e veículos. “Para evitar o desabastecimento, é importante a reservação de água nas residências”, explica.

CAPTAÇÃO
Nesta segunda-feira (14), às 18h50, o Rio Piracicaba tinha vazão de 27 m³/s (metros cúbicos por segundo e nível de 1,16. No manancial, o Semae capta cerca de 20% para o abastecimento da cidade. O restante é captado no Rio Corumbataí, que apresentava vazão de 2,53 m³/s e nível de 66 centímetros de nível. A média do mês de vazão e nível do rio Corumbataí é 2,56 m³/s e 94 centímetros, respectivamente.